Pular para o conteúdo principal

Argentina trabalha na promoção do Turismo Educativo

 

BUENOS AIRES/ ARGENTINA -O INPROTUR participou de uma reunião focada na iniciativa Estudiá en Argentina (Estude na Argentina), impulsionada pelo Ministério da Educação, na qual trabalham também diferentes áreas institucionais.

 

 

Quatro séculos de tradição e a excelência acadêmica das universidades argentinas nas que se formaram 5 ganhadores de Prêmios Nobel -Carlos Saavedra Lamas, Bernardo Alberto Houssay, Luis Federico Leloir, César Milstein e Adolfo Pérez Esquivel- transformam o país em um dos mais reconhecidos da região em matéria educativa.

 

A excelência de seu nível acadêmico faz com que cerca de 90 mil estudantes cheguem por ano ao país para realizar estudos de graduação, pós-graduação, cursos curtos ou cursos de espanhol. Estes estudantes, além de estudar, também geram uma receita importantes para o país, dando forma ao denominado Turismo Educativo e Idiomático.

 

Com o objetivo de continuar o trabalho neste segmento e definir estratégias em conjunto para a promoção das universidades públicas e privadas no exterior e assim captar mais estudantes internacionais, o Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR) teve esta semana uma reunião virtual com o Ministério da Educação,  Ministério das Relações Exteriores e Culto, Direção de Migrações, Conselho de Reitores de Universidades Particulares (CRUP), Conselho Interuniversitário Nacional (CIN), Study Buenos Aires e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.


Nível acadêmico de excelência

 

"O nível acadêmico da Argentina foi sempre um orgulho para todos os argentinos e argentinas. Somos uma referência não só na América Latina, mas a nível mundial. Por isso, o desenvolvimento do Turismo Educativo se torna fundamental para captar maiores turistas e posicionar o país tanto no âmbito turístico, quanto acadêmico", afirma Ricardo Sosa, Secretário Executivo do INPROTUR.

 

Além de promover a chegada dos estudantes do mundo a nosso país, o encontro girou em torno do desenvolvimento da iniciativa Estudiá en Argentina. Este é um programa que vem sendo trabalhado desde 2005 como uma iniciativa do Ministério da Educação. Em 2019, esse programa se consolidou por meio de uma forte exposição internacional no que foi a feira NAFSA, tendo também réplica na América Latina nos Salões do Estudante no Brasil e na 'ExpoPosgrados' na Colômbia.

 

Na Argentina, a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e especializações é diversa e qualificada. O sistema universitário argentino conta com 131 instituições públicas e particulares, reconhecidas internacionalmente.

 

Os estudantes estrangeiros representam 3,6% do total dos estudantes de pré-graduação e graduação, e 9,4 por cento de pós-graduação. 95% procedem de outros países da América e 4% de países da Europa. A isto se soma que 75,2% dos estudantes estrangeiros estão no setor estatal, enquanto 24,8% no setor privado.

 

Toda a informação relacionada com a oferta acadêmica e as razões de por que estudar na Argentina, se encontram no seguinte site, disponível em dois idiomas: estudia-en-argentina.com.ar/


Fonte: INPROTUR/ AR

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.