Pular para o conteúdo principal

Juntos pelo turismo regional: uma causa compartilhada

 

GRAMADO/RIO GRANDE DO SUL/BRASIL - O Diretor-executivo da SICREDI Pioneira RS, Solon Stapassola Stahl é um dos palestrantes confirmados no FESTURIS CONNECTION, evento que tem o apoio da cooperativa. No evento ele vai apresentar o painel “A importância da cultura da cooperação para recuperar nossos destinos”. Confira na íntegra o artigo do executivo sobre a importância da união regional para a retomada dos negócios. Aproveite para garantir sua inscrição em https://bit.ly/3edLU8w

 

2020 se anunciava como o ano da retomada de um crescimento econômico mais vigoroso no país, depois da Reforma da Previdência e de outras medidas econômicas. E nesta esteira, os brasileiros que viajavam muito, tinham planos de viajar mais, movimentando com ainda mais força todo o cluster do turismo, tanto nacional como internacional.

 

Mas, em meados de março explode a pandemia no Brasil, com aumento de casos de contaminação. Primeira medida dos governos foi optar pelos cuidados sanitários (máscaras, álcool em gel) combinado com o isolamento social. Porém, o isolamento social era um remédio com forte efeito colateral: a economia. Pois forçou o fechamento parcial ou total de comércios, serviços e outros ambientes públicos. E neste contexto, engoliu o turismo junto.

 

Vôos quase que paralisados

 

Se já não bastasse o fechamento compulsório de hotéis, restaurantes e outros espaços de entretenimento, ainda houve quase que a paralisação total dos vôos. Tudo isto somado com o pânico das pessoas, resultou numa parada histórica do setor. Trazendo junto consequencias desastrosas como fechamento de estabelecimentos, queda brusca de faturamento, demissões e todo o custo emocional envolvido neste processo doloroso.

 

Mas, como não há um mal que sempre dure, é preciso sustentar a operação viva para passar por este período, que hoje deve estar mais próximo do fim do que ontem, e ao mesmo tempo, planejar a retomada.

 

Acreditando no Turismo

 

Acreditamos que o turismo retornará, e será crescente na medida que pudermos mostrar que esta atividade é segura. Que todos cuidados foram tomados para que os turistas possam ter a melhor experiência combinada com a máxima segurança sanitária. O planejamento da retomada deve considerar que num primeiro momento o turismo será rodoviário e não aéreo. Como estão nossas estradas, acessos, sinalização? E por conta disso terá um caráter mais regional. Provável que teremos um fluxo de pessoas nos visitando, que sempre foram nossos vizinhos, mas nunca foram nossos hóspedes. Será que o poder aquisitivo, e as expectativas são as mesmas do turista que vem de outro estado e de outro país.

 

Tendência

 

E sendo um turismo rodoviário e regional, a tendência será de estadias menores. Nossos hotéis podem pensar em promoções que visem ampliar a taxa de ocupação, que somente acontecerá tendo um fluxo maior de pessoas para atender?

 

Apesar de este momento ser o pior da pandemia, não podemos perder de vista que o futuro chegará, e cabe a nós criá-lo, com as condições que temos, com as informações que dispomos e os recursos que nos restam.

 

Apostamos muito que a colaboração de toda a cadeia poderá ser o elo e de diferenciação que se faz necessário neste momento de dificuldades, reduzindo o tempo da retomada, criando soluções antes não imaginadas só possíveis quando se usa a Inteligência coletiva, em nome de uma causa compartilhada. E neste contexto ganham muita relevância as entidades promotoras do setor. Elas têm a missão de conectar todas as partes interessadas na busca da retomada. Juntos é que construiremos um futuro melhor para o turismo de nossa região!

 

Por Solon Stapassola Stahl

 (Diretor-executivo da SICREDI PIONEIRA RS)

 

FONTE: Gerente de Comunicação

 Gustavo Bauer

55 (54)3286.3313 - (54) 99187.8585

www.rossiezorzanello.com.br

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Então é Natal!

  P ORTO ALEGRE/RS -É assim que começa uma música muito tocada nesta época e aproveito o título para fazer uma pequena reflexão sobre o Natal. Para muitos é a celebração do nascimento de Jesus , o Salvador, para outros uma época de dar e receber presentes, para a maioria é tempo de comemorar, reunir família, amigos e dividir momentos felizes.