Pular para o conteúdo principal

Fique em casa, mas viaje em breve, diz comunicado da OMT



MADRI/ ESPANHA - O secretário geral da Organização Mundial do Turismo (OMT)  Zurab Pololikashvili divulgou hoje, terça-feira 17  uma declaração aberta ao mercado abordando a crise mundial causada pelo novo coronavírus, o COVID-19.


À medida que a situação do COVID-19 evolui, a Organização Mundial de Turismo (OMT) observa que restrições de viagem completas ou parciais foram - e continuam sendo - introduzidas em todo o mundo. Essas decisões são tomadas com a saúde pública como a principal preocupação.
Essa pandemia afeta todos os níveis da sociedade e mantemos as pessoas afetadas nesses tempos. O impacto da pandemia nas economias já em desaceleração tornou o turismo particularmente vulnerável, tornando-se o setor mais atingido até o momento. Com 80% do setor composto por pequenas e médias empresas, milhões de meios de subsistência no mundo ficam vulneráveis.

Primeiro as pessoas

As pessoas e seu bem-estar devem vir primeiro! A OMT continua a trabalhar em estreita colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover uma resposta colaborativa ao COVID-19. Após uma reunião de alto nível na sede da OMS em Genebra (10 de março), destacamos em conjunto a importância da cooperação internacional e da forte liderança nesses tempos difíceis.

Este é um desafio compartilhado e todos devem fazer parte da solução. Quem viaja, seja para missões humanitárias vitais, negócios essenciais ou para manter as cadeias de suprimentos funcionando, tem o dever de cuidar de si e dos outros. Não pode haver desculpas nem exceções, pois as pessoas ao redor do mundo estão cumprindo suas responsabilidades. Se você viajar, mantenha-se seguro e siga as diretrizes simples, mas eficazes existentes.

Operações da OMT

A OMT implementou protocolos de saúde pública com base nas recomendações da OMS e estamos seguindo de perto as medidas introduzidas pelo governo da Espanha, nosso país anfitrião. Todos os eventos da OMT planejados até 30 de abril foram suspensos e serão reagendados, com base nas mais recentes recomendações de especialistas.

Cumprindo nossa responsabilidade social e cuidando da segurança e bem-estar de suas famílias, o pessoal da OMC estará trabalhando em casa até o final de março, e permaneceremos totalmente operacionais durante esses momentos extraordinários.

Fique em casa - mas viaje amanhã!

O turismo está em uma posição única para liderar a recuperação futura. Nosso setor fornecerá os empregos que as pessoas precisam para se recuperar e impulsionará o crescimento econômico que ajudará comunidades e países inteiros a se recuperarem.

Mas, por enquanto, devemos ser pacientes e estar prontos.

Ao ficar em casa hoje, podemos viajar amanhã. E viajar amanhã apoiará empregos, celebrará a cultura e promoverá a amizade e o entendimento internacional.

ZURAB POLOLIKASHVILI
SECRETÁRIO GERAL, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE TURISMO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.