Pular para o conteúdo principal

Iniciativas são destaque na melhoria do ambiente de negócios e atração de investimentos



BRASÍLIA/DISTRITO FEDERAL - BRASIL - Projetos de São Paulo, Paraná e Minas Gerais foram reconhecidos por ações que tornam o turismo um ambiente mais competitivo e inovador. Prêmio Nacional do Turismo reconheceu três iniciativas da categoria Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos. Crédito: Roberto Castro/MTur


A 2ª edição do Prêmio Nacional do Turismo, realizada em Belo Horizonte (MG), homenageou três iniciativas na categoria Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos: SP Pra Todos (SP), Programa Guarapuava Turística 2026 (PR) e o Programa Crescer (MG).

Realizado pelo MTur em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), o Prêmio busca exaltar iniciativas inovadoras que tenham contribuído significativamente para a expansão do setor nos últimos dois anos no Brasil. O anúncio dos vencedores ocorreu durante a 1ª Semana Nacional do Turismo, realizada de 3 a 6 de dezembro de 2019 na capital mineira.
A grande vencedora, SP Pra Todos, uma iniciativa da Secretaria de Turismo de São Paulo, foi criada com o objetivo de aumentar a conectividade aérea e a oferta turística. Para tanto, a taxa do combustível da aviação foi reduzida de 25% para 12%. Em contrapartida, as companhias aéreas se comprometeram a ampliar a oferta de voos. Até o momento, foram lançados mais de 700 novos voos e dez novos destinos. Também foi criado o programa de stopover, no qual um passageiro com conexão em São Paulo tem a possibilidade de visitar a capital e o interior sem custos adicionais nas passagens aéreas.

Vinícius Lummertz recebe o prêmio

O secretário de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz, recebeu o prêmio e ressaltou a importância da melhoria do ambiente de negócios para a promoção do destino Brasil.  “Esse programa apresenta São Paulo para o mundo. Pensando em uma lógica de sistema, quanto mais os estados e municípios puderem fazer para melhorar o ambiente de negócios e atração de investimento em cada cidade e região, e nós como governo federal, quanto mais promovermos o Brasil, não teremos apenas uma soma, teremos uma multiplicação”, comentou Lummertz.

Segundo lugar na competição

A iniciativa que levou o segundo lugar na competição foi o Programa Guarapuava Turística 2026, criado com o objetivo de fomentar o crescimento e o desenvolvimento sustentável do turismo no município e na região Serrana do Paraná por meio de gestão compartilhada com a sociedade civil organizada. O programa se baseia nas riquezas culturais, naturais e produtivas para atrair turistas e novos investimentos.

Terceiro lugar

O terceiro lugar reconheceu o Programa Crescer, iniciativa de Conceição do Mato Dentro (MG), que busca a diversificação econômica em um município minerário. O programa atua nas cadeias produtivas com maior potencial gerador de emprego e renda, dentre as quais leite e queijo, hortifrúti, apicultura e o turismo. O turismo e a produção associada ao setor são a maior vocação econômica da região e do município.

Esse programa é realizado desde 2017 para o fomento e criação de novos produtos turísticos. Para sua qualificação, foi instituído, também, um observatório do turismo.

MINISTERIO DE TURISMO DO BRASIL
Edição: Rafael Brais
Por Vanessa Castro



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.