BRASÍLIA/DISTRITO FEDERAL - BRASIL - Projetos de São
Paulo, Paraná e Minas Gerais foram reconhecidos por ações que tornam o turismo
um ambiente mais competitivo e inovador. Prêmio Nacional do Turismo reconheceu
três iniciativas da categoria Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de
Investimentos. Crédito: Roberto Castro/MTur
A 2ª edição do Prêmio
Nacional do Turismo, realizada em Belo Horizonte (MG), homenageou três
iniciativas na categoria Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de
Investimentos: SP Pra Todos (SP), Programa Guarapuava Turística 2026 (PR) e o
Programa Crescer (MG).
Realizado pelo MTur em
parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), o Prêmio busca exaltar
iniciativas inovadoras que tenham contribuído significativamente para a
expansão do setor nos últimos dois anos no Brasil. O anúncio dos vencedores
ocorreu durante a 1ª Semana Nacional do Turismo, realizada de 3 a 6 de dezembro
de 2019 na capital mineira.
A grande vencedora, SP Pra
Todos, uma iniciativa da Secretaria de Turismo de São Paulo, foi criada com o
objetivo de aumentar a conectividade aérea e a oferta turística. Para tanto, a
taxa do combustível da aviação foi reduzida de 25% para 12%. Em contrapartida,
as companhias aéreas se comprometeram a ampliar a oferta de voos. Até o
momento, foram lançados mais de 700 novos voos e dez novos destinos. Também foi
criado o programa de stopover, no qual um passageiro com conexão em São Paulo
tem a possibilidade de visitar a capital e o interior sem custos adicionais nas
passagens aéreas.
Vinícius Lummertz recebe o prêmio
O secretário de Turismo de
São Paulo, Vinícius Lummertz, recebeu o prêmio e ressaltou a importância da melhoria
do ambiente de negócios para a promoção do destino Brasil. “Esse programa apresenta São Paulo para o
mundo. Pensando em uma lógica de sistema, quanto mais os estados e municípios
puderem fazer para melhorar o ambiente de negócios e atração de investimento em
cada cidade e região, e nós como governo federal, quanto mais promovermos o
Brasil, não teremos apenas uma soma, teremos uma multiplicação”, comentou
Lummertz.
Segundo lugar na competição
A iniciativa que levou o
segundo lugar na competição foi o Programa Guarapuava Turística 2026, criado
com o objetivo de fomentar o crescimento e o desenvolvimento sustentável do
turismo no município e na região Serrana do Paraná por meio de gestão
compartilhada com a sociedade civil organizada. O programa se baseia nas
riquezas culturais, naturais e produtivas para atrair turistas e novos
investimentos.
Terceiro lugar
O terceiro lugar reconheceu o
Programa Crescer, iniciativa de Conceição do Mato Dentro (MG), que busca a
diversificação econômica em um município minerário. O programa atua nas cadeias
produtivas com maior potencial gerador de emprego e renda, dentre as quais
leite e queijo, hortifrúti, apicultura e o turismo. O turismo e a produção
associada ao setor são a maior vocação econômica da região e do município.
Esse programa é realizado
desde 2017 para o fomento e criação de novos produtos turísticos. Para sua
qualificação, foi instituído, também, um observatório do turismo.
MINISTERIO DE TURISMO DO BRASIL
Edição: Rafael Brais
Por Vanessa Castro
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