Pular para o conteúdo principal

Importância das Feiras de Turismo por José Carlos de Araújo



FORTALEZA/ CEARÁ -Ninguém tem dúvida de que o turismo, nas suas mais de cinquenta variações é hoje em dia fator da mais alta valia para a firmeza econômica de qualquer país. Em muitos deles, pequenos e grandes, a atividade é quase indispensável, pois representa a fonte de renda maior para sua sustentabilidade.


Em países destacados na comunidade mundial, a exemplo da França, da Espanha e Israel, o turismo está em lugar influente na economia, atraindo milhões de pessoas, não apenas pelas belezas naturais mas também por outros fatores como religião, riqueza histórica, acervo cultural e a própria situação geográfica.  E há ilhas que são ricas por causa da atração turística, muitas delas quase desconhecidas. Mas, para despertar o interesse a fim de que os milhões de turistas viajem e conheçam tantas novidades mundo afora, hoje em dia faz-se imprescindível que sejam despertadas para tal. Aí está o valor indiscutível das feiras e eventos.

O situação do Brasil

O nosso Brasil, não obstante a variedade das riquezas naturais e culturais, engatinha no que diz respeito ao recebimento de visitantes, certamente por conta de maior divulgação. Esta é a razão por que o nosso Ministério do Turismo vem incentivando a promoção de feiras e eventos, acontecimentos da maior relevância na efetiva divulgação e promoção de destinos considerados atraentes para todos os públicos. De fato, são nestes encontros as oportunidades para “promover destinos, firmar acordos, mostrar melhorias, movimentar o mercado e a cidade anfitriã” ,com afirma o Ministério do Turismo, ,adiantando que as feiras nacionais são as grandes transformadoras do setor, reforçando que elas, atraindo milhares de pessoas, e movimentando milhões de reais, representam bastante para a economia do país.

FESTURIS – Feira Internacional de Turismo


Para exemplificar, aponta o Festival de Turismo de Gramado, considerada a mais efetiva feira de negócios de turismo da América Latina. Adianta o MTUR que “o FESTURIS, em Gramado (RS), completou 30 anos em 2018 e, além de marcar a história local, também emplacou 15 mil participantes em quatro dias de evento – um crescimento de 66,6% comparado à edição anterior. O número de presentes gerou um impacto econômico de R$ 17 milhões na cidade e na Região das Hortênsias. Sem dúvidas, o reconhecimento do órgão público sensibilizou   a CEO e realizadora do evento, Marta Rossi, ao lado dos seus dois competentes diretores da” Rossi & Zorzanello”, Eduardo Zorzanello  e Marcus Rossi. Também o Ministério citou como exemplo exitoso de divulgação turística, entres outros, a WTM Latin America, em São Paulo (SP),,  a ABAV EXPO (São Paulo-SP)  e o FestivaL das Cataratas (Foz do Iguaçu-PR). . A conclusão óbvia a que se chega é que., como em qualquer atividade, sem uma divulgação competente, sem as feiras de negócios, o turismo brasileiro continuará patinando.  

FONTE: Jornal ROTA DO SOL
Diretor/Editor:
Jornalista José Carlos de Araújo (Rg.149-1-37-52 DRT-CE)|Fone: (85) 3244-4847
e-mail : j.carlos.araujo@bol.com.br
FORTALEZA – CEARÁ – BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.