FORTALEZA/ CEARÁ -Ninguém tem dúvida de que o
turismo, nas suas mais de cinquenta variações é hoje em dia fator da mais alta
valia para a firmeza econômica de qualquer país. Em muitos deles, pequenos e
grandes, a atividade é quase indispensável, pois representa a fonte de renda
maior para sua sustentabilidade.
Em países destacados na comunidade mundial, a exemplo da
França, da Espanha e Israel, o turismo está em lugar influente na economia, atraindo
milhões de pessoas, não apenas pelas belezas naturais mas também por outros
fatores como religião, riqueza histórica, acervo cultural e a própria situação
geográfica. E há ilhas que são ricas por
causa da atração turística, muitas delas quase desconhecidas. Mas, para
despertar o interesse a fim de que os milhões de turistas viajem e conheçam
tantas novidades mundo afora, hoje em dia faz-se imprescindível que sejam
despertadas para tal. Aí está o valor indiscutível das feiras e eventos.
O situação do Brasil
O nosso Brasil, não obstante a variedade das riquezas
naturais e culturais, engatinha no que diz respeito ao recebimento de
visitantes, certamente por conta de maior divulgação. Esta é a razão por que o
nosso Ministério do Turismo vem incentivando a promoção de feiras e eventos,
acontecimentos da maior relevância na efetiva divulgação e promoção de destinos
considerados atraentes para todos os públicos. De fato, são nestes encontros as
oportunidades para “promover destinos, firmar acordos, mostrar melhorias,
movimentar o mercado e a cidade anfitriã” ,com afirma o Ministério do Turismo,
,adiantando que as feiras nacionais são as grandes transformadoras do setor,
reforçando que elas, atraindo milhares de pessoas, e movimentando milhões de
reais, representam bastante para a economia do país.
FESTURIS – Feira Internacional de Turismo
Para exemplificar, aponta o Festival de Turismo de Gramado,
considerada a mais efetiva feira de negócios de turismo da América Latina.
Adianta o MTUR que “o FESTURIS, em Gramado (RS), completou 30 anos em 2018 e,
além de marcar a história local, também emplacou 15 mil participantes em quatro
dias de evento – um crescimento de 66,6% comparado à edição anterior. O número
de presentes gerou um impacto econômico de R$ 17 milhões na cidade e na Região
das Hortênsias. Sem dúvidas, o reconhecimento do órgão público
sensibilizou a CEO e realizadora do
evento, Marta Rossi, ao lado dos seus dois competentes diretores da” Rossi
& Zorzanello”, Eduardo Zorzanello e
Marcus Rossi. Também o Ministério citou como exemplo exitoso de divulgação
turística, entres outros, a WTM Latin America, em São Paulo (SP),, a ABAV EXPO (São Paulo-SP) e o FestivaL das Cataratas (Foz do
Iguaçu-PR). . A conclusão óbvia a que se chega é que., como em qualquer
atividade, sem uma divulgação competente, sem as feiras de negócios, o turismo
brasileiro continuará patinando.
FONTE: Jornal ROTA DO SOL
Diretor/Editor:Jornalista José Carlos de Araújo (Rg.149-1-37-52 DRT-CE)|Fone: (85) 3244-4847
e-mail : j.carlos.araujo@bol.com.brFORTALEZA – CEARÁ – BRASIL
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