Pular para o conteúdo principal

EMBRATUR apóia na captação de investimentos para região do nordeste



BRASÍLIA/DISTRITO FEDERAL - BRASIL - Atrativo turístico de Porto de Galinhas, uma das principais regiões turísticas de Pernambuco, resgata a história do Brasil. Coordenador Sílvio Nascimento e diretor da EMBRATUR Osvaldo Matos recebem o secretário de Ipojuca Mário Pilar


 Porto de Galinhas, uma praia localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, é atualmente uma das mais procuradas por turistas nacionais e internacionais que viajam pelo Brasil. A região, que carrega uma história importante desde sua criação, está consolidada como destino turístico ideal para o ano todo. Em função disso, a EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) vai apoiar na captação de recursos para investimento e fortalecimento, especialmente, da “Trilha dos Escravos”, um atrativo que tem início no Rio Maracaípe e tem como objetivo fazer uma volta ao passado, para revelar fatos históricos e culturais sobre o local. 

Apoio

 O pedido de apoio, principalmente por meio de adequação da infra-estrutura, de forma que permita a expansão das atividades turísticas e a melhoria da qualidade do produto para o turista, para melhor atender e atrair mais turistas para a região, veio do secretário de Turismo de Ipojuca, Mário Pilar, que se reuniu na última sexta-feira (6) com o diretor da EMBRATUR Osvaldo Matos de Melo Júnior. O diretor de Marketing e Relações Públicas do Instituto e o presidente Gilson Machado Neto, ambos grandes conhecedores da região, se colocaram à disposição para intermediar com os órgãos responsáveis pela elaboração e execução de planos, programas e ações relacionados à infra-estrutura turística.

 Os representantes da EMBRATUR também se comprometeram a ir até o local para uma visita técnica. De acordo com o diretor do Instituto Osvaldo Matos, “a EMBRATUR, apesar de ser uma entidade com competência internacional, pode intermediar e auxiliar na captação de negócios, reuniões, encontros entre os representantes do município e os demais órgãos responsáveis por esse tipo de competência”, informou. “Quanto mais estruturado, com placas, guias bem treinados e comércio local fortalecido, por exemplo, melhor será a nossa atração de visitantes”, completou o secretário de Turismo de Ipojuca.

A trilha



Conforme explicou o secretário, com pouco mais de 6 km de trajeto e aproximadamente quatro horas de duração, a trilha foi traçada por volta de 1610, quando os missionários franciscanos chegaram à região com a missão de educar e catequizar os moradores locais. “Até os dias de hoje, o local é mantido pela comunidade que diariamente circula pelo local, enquanto muitos deles pescam e catam mariscos e caranguejos”, afirmou Mário Pilar. Para Osvaldo Matos, diretor da EMBRATUR, “é mais uma prova de que o turismo melhora a economia local, com a criação de emprego e renda”.  

A trilha pode ser feita em grupos de 6 a 30 pessoas. Lá, os aventureiros entram no mangue com água na cintura ou no joelho, dependendo da maré. Durante o percurso, os guias realizam algumas paradas estratégicas para conhecimento de espécies vegetais e animais características do solo, onde realizam uma aula vivencial sobre o mangue e sua importância ecológica.

Após o fim do percurso na água, é hora de calçar os sapatos para começar a segunda parte da “Trilha dos Escravos”, na restinga de Mata Atlântica. O caminho, estreito e íngreme em alguns trechos, leva até o ponto mais alto de Maracaípe, onde está localizada uma das igrejas mais antigas do Brasil: a Igreja Nossa Senhora do Outeiro, construída em 1603. De cima, é possível ver todo o estuário do Rio Maracaípe, o Pontal de Maracaípe e o Pontal de Serrambi. A trilha é retomada com destino a Casa de Farinha. O local existe há pelo menos cinco gerações na família de um dos moradores da região. No local, a cultura de fazer tapioca no forno a lenha se perdura até hoje.

Assessoria de Comunicação da EMBRATUR
www.embratur.gov.br 
www.twitter.com/Embraturnews
www.facebook.com/EmbraturBrasil
(61) 2023-8529/8530




































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.