Pular para o conteúdo principal

As aplicações da metodologia do storytelling no mercado de turismo



SÃO PAULO/ SP - BRASIL - O especialista em educação e mestre em gestão de negócios turísticos, Max Franco, ministrou, no último dia da ABAV Expo (27), a palestra “A jornada do viajante: a essência da experiência do turismo”, e falou sobre as razões pelas quais as pessoas querem viajar, e a importância do storytelling no turismo. Segundo Max, não existe melhor forma de promover o turismo do que contando histórias. “Desde os tempos mais primórdios, somos seres itinerantes, em busca de situações que nos trouxessem adrenalinas. A princípio a busca era por alimento, refúgio, segurança, o que muitas vezes nos colocava em situações de perigo e adrenalina”, destacou. (Foto: maxfranco.com.br)



“Hoje, nossas maiores preocupações são se conseguiremos pagar o aluguel no final do mês, se ficaremos presos no trânsito na volta para casa, se seremos assaltados na próxima esquina. Mas, qual a verdadeira emoção nisso? Qual a adrenalina que temos em nossa rotina? Praticamente zero! E é por isso que as pessoas buscam a fuga no turismo, pois é ele quem nos possibilita experimentar uma vida diferente, e fugir do tédio do dia a dia”, explica o professor.

Como as pessoas estão em busca de novas emoções, para se tornar ainda mais atraente, o turismo precisa dar um significado para as experiências que oferece, dar um sentido para que as pessoas queiram ir para lá. “Um lugar que sabe contar histórias torna-se muito mais atraente aos olhos do público. O turismo se alimenta de imagens e narrativas, é baseado em histórias”. O consultor citou como exemplo a Plataforma 9 ¾ da estação Kings Cross, em Londres, inspirada no filme Harry Potter, que atrai turistas o ano inteiro, muitos por gostarem do filme e dos livros de J.K Rowling.



Max comparou a busca das pessoas pelo turismo com a “A Jornada do Herói”, uma estrutura para contar histórias que nasceu com o estudioso norte-americano Joseph Campbell, na obra O Herói de Mil Faces. São 12 etapas na Jornada do Herói: o mundo comum; o chamado à aventura; a recusa do chamado; o encontro com o mentor; a travessia do primeiro limiar; provas, aliados e inimigos; aproximação da caverna secreta; a provação; a recompensa; o caminho de volta; a ressurreição; e o retorno com o elixir. Essa estrutura é encontrada na maioria das construções das histórias de filmes e séries, até os dias de hoje.

Trazendo isso para o turismo, ele menciona o herói como aquele que busca em uma viagem aquela nova aventura, o desafio, a experiência que vai tirá-lo da mesmice, e trazer um novo sentido para sua vida. E o papel do agente de viagem é ser o mentor, aquele que sabe exatamente o tipo de experiência que ele busca, e vai orientá-lo nessa busca. Por fim, o elixir é a bagagem cultural com a qual ele volta para casa, as memórias, e as histórias que ele terá para contar. “A vida são as experiências, os enfrentamentos. Sempre que voltamos de uma viagem, de alguma forma, nós voltamos melhores do que éramos antes. E essa riqueza está nas histórias que temos para contar”.

Fotos: Divulgação

Fonte: Imprensa ABAV EXPO


-->


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.