FORTALEZA/ CEARÁ - É
ponto pacífico que a propaganda é a alma dos negócios, “Slogan” de que quem não
se anuncia se esconde há muito vem sendo a matriz principal do crescimento, das
“vendas” de quaisquer produtos nas mais variadas atividades comerciais como de
resto em todos os segmentos que procuram êxito. No turismo do Brasil não
poderia ser diferente.
Nos últimos anos, a atividade, que aparecia diletante,
lúdica nos primeiros anos de sua vivência passou a ser um meio importantíssimo
na afirmação econômica dos estados, marcante e muito na arrecadação de divisas.
Daí a necessidade de se mostrar mais. Daí a quase obrigação de participação dos
entes responsáveis nas feiras e eventos, pequenos ou de grande porte, no Brasil
e no exterior. Foi assim que a nossa Jericoacoara, um recanto bonito e bucólico
já quase no final do litoral do Estado, ganhou nome no mundo, a ponto de hoje
ser ícone do turismo brasileiro. Em anos passados, já há algum tempo,
acanhadamente mas visível lá estava Jeri divulgando as suas riquezas, o seu
potencial de encantamento turístico. O mesmo também ocorreu com destinos hoje
consolidados das várias regiões do País.
Portanto, é não deixar a peteca cair, pois a luta é intensa na conquista
de mercados, de potenciais viajantes.
Iniciativas
No Nordeste, as secretarias de turismo, principalmente da
Bahia, de Pernambuco e da Paraíba, se movimentam com frequência na realização
de “road shows” no país inteiro e no exterior exaltando o que têm de melhor
para oferecer, suas belezas naturais, costumes, festas e culinária. No sudeste,
não obstante a hegemonia de gigantes como São Paulo e o Rio de janeiro, o
pessoal de lá continua atento na conquista de mais de turistas, razão da
efetivação de grandes e pequenas feiras, de consolidados eventos, como o da
ABAV nacional. Mandam fortes delegações
aos mais importantes congressos do mundo, exibindo a sua riqueza turística.
Como destino, estão sentindo o interesse que está havendo por outros “paraísos”
que não apenas os de suas órbitas. Os estados do sul, nesta ordem de conquistas
de turistas, não estão parados. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se
estão reinventando, criam e divulgam atrações variadas a cada momento, oferecem
novos equipamentos de divertimentos, de hospedagem.
Ceará – Turismo diversificado
O nosso Ceará, não obstante a posição invejável do momento,
conquistado principalmente após o “hub” da Fraport (Air Feance, KLM e
Gol), conforme pesquisa do IBGE, está
firme na luta de mostrar ao mundo o que pode oferecer em termos de um turismo
diversificado, proclamando que há muito
não temos apenas sol e praia. A receptividade do povo para com os visitantes,
os bons meios de hospedagem, os mais variados equipamentos turísticos, a
culinária diferenciada, as alegres noitadas, enfim uma gama grande de
oportunidades para bem agradar turistas, jovens ou idosos, estão na lista dos
que continuam promovendo o turismo cearense. Louve-se neste aspecto o trabalho
intenso da Secretaria de Turismo do Estado, principalmente no exterior,
incansável não apenas na conquista de novos equipamentos para a otimização do
setor, mas também em propagar para conquistar o que de melhor podemos oferecer
a quem nos visita. Também, aplausos para a administração do município que dia a
dia se esforça para tornar Fortaleza uma cidade ainda mais cativante, com foco
não apenas no povo da terra, mas visando
o visitante também. Neste sentido,, exalte-se o valioso trabalho de formiguinha
da ABIH/Ceará que há vários anos divulga o nosso turismo no Brasil inteiro.
Agora mesmo, desde a última segunda-feira e o sábado 24, está com a ação
promocional TemNoCeará- Road Show Nordeste em Salvador, Aracaju, Maceió,
Recife, João Pessoa e Natal. Com representantes não apenas na hotelaria
cearense, como também de várias entidades que compõem o turismo da terra,
com apoio do Governo, da Prefeitura da
Capital, o #TemNoCeará! está com ações exibindo toda a infraestrutura turística
e hoteleira do Ceará, assim como os principais atrativos do Estado: humor,
alegria, eventos, praias, gastronomia, hospitalidade, negócios, religião,
diversão, experiências, Sol e tudo que temos para atrair turistas. É assim que
o turismo brasileiro está caminhando para conquistar mais e mais turistas e
sair do pouco expressivo número de visitantes que recebe todo o ano.
Comentários
Postar um comentário