Pular para o conteúdo principal

Hotelaria e gastronomia se unem pela recuperação de Brumadinho

BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL – ( Por André Martins ) -O Museu de Inhotim, maior do gênero a céu aberto no mundo e um dos cartões postais de Brumadinho, é palco do 19° Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira, aberto nesta sexta-feira (5) com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o evento reúne empresários, consultores e profissionais dos segmentos para o debate de iniciativas que reforcem a geração de emprego e renda, além da apresentação de produtos e serviços.
Recuperação de Brumadinho
Um dos objetivos desta edição é favorecer a recuperação de Brumadinho após o rompimento de uma barragem de mineração, tarefa que, segundo o ministro Marcelo, tem no turismo um importante aliado. “Pela primeira vez, temos um presidente da República que acredita no turismo como um importante ativo da agenda econômica, o que nos permitiu avançar em pautas como a isenção de vistos a estrangeiros e a abertura de empresas aéreas ao capital estrangeiro. O governo trabalha para retirar entraves a quem quer investir, como a hotelaria e a gastronomia, e o MTur está à disposição de todos que apostam no turismo para gerar emprego e renda”, frisou o ministro.
Álvaro Antônio ressaltou que, segundo o IBGE, o turismo avançou 3,5% no Brasil durante o primeiro trimestre na comparação com o mesmo período de 2018, fato que evidencia o bom momento do setor. “O turismo vive um momento único, por estarmos saindo da teoria para ações práticas pelo seu desenvolvimento. O Brasil, que é o primeiro do mundo em recursos naturais e o oitavo em atrativos culturais, além de oferecer uma gastronomia que encanta tanto brasileiros como estrangeiros, tem tudo para decolar, sobretudo com o apoio do setor de Viagens”, apontou.
O ministro também defendeu esforços pelo cumprimento da meta, prevista no Plano Nacional de Turismo, de dobrar o número de estrangeiros que visitam o país por ano, de aproximadamente 6,6 milhões para 12 milhões até 2022. Marcelo Álvaro citou ainda a necessidade de empenho para reduzir custos no turismo doméstico, a fim de estimular viagens internas. O presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, enalteceu o trabalho do governo federal neste sentido. “O turismo, como o presidente Bolsonaro defende, terá papel fundamental na recuperação econômica nacional e regional, e eventos como esse materializam esse esforço”, comentou.
Extensa programação
A programação do encontro em Brumadinho envolve a realização de painéis, palestras, oficinas de qualificação e rodadas de negócios, além de um já tradicional festival gastronômico, organizado por alguns dos principais chefs de cozinha de hotéis de Minas Gerais. O evento, cuja primeira edição ocorreu em 2006, chega à cidade depois de passar por outros onze municípios mineiros: Belo Horizonte, Caxambu, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Ouro Preto, Montes Claros, Governador Valadares, Capitólio, Uberlândia, Monte Verde e Tiradentes.
A abertura do encontro contou com a participação do presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Newton Cardoso Júnior; do presidente da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Professor Irineu; do diretor do Jardim Botânico de Inhotim, Lucas Sigefredo; do presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Gilberto de Castro; do presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Jair Aguiar; da presidente interina da Fecomércio-MG, Maria Luiza Maia, e do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais, Aguinaldo Diniz Filho, entre outros.
União por Brumadinho
Em recente visita a Brumadinho, Marcelo Álvaro e o ministro da Cidadania, Osmar Terra, anunciaram uma série de ações para a recuperação do município. O titular do Turismo divulgou que a proposta do trem turístico ligando BH à cidade terá prioridade na análise de um empréstimo de R$ 10 milhões por meio do Prodetur + Turismo. Presente ao evento desta sexta, o prefeito da cidade, Avimar Barcelos, voltou a celebrar avanços na proposta. “Esse foi o maior anúncio já feito na cidade. Tem 50 anos que esperamos por isso, que certamente vai trazer cada vez mais turistas pra nossa região”, enalteceu.
Brumadinho também é uma das cidades contempladas pelo Investe Turismo, programa do MTur que vai estruturar e promover 30 rotas turísticas estratégicas de todo o país, incentivando novos negócios e melhoria de serviços para o turista.
Foto: Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, participou da abertura do evento. Foto: Roberto Castro/MTur
Fonte: MINTUR Edição: Vanessa Sampaio



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.