Pular para o conteúdo principal

Minas TURISMO Gerais por Sérgio Moreira


BELO HORIZONTE/ MINAS GERAIS -A região do sudoeste de Minas Gerais, que abriga o Parque Nacional da Serra da Canastra, é destino de natureza exuberante e diversas belezas naturais. Quem visita o lugar, se encanta com os cenários típicos de cerrado com campos rupestres, vegetação de Mata Atlântica e, principalmente, com suas cachoeiras. Isso porque, por lá, há diversas quedas d’água que ultrapassam os cem metros de altura e formam paisagens de tirar o fôlego.

O Parna Serra da Canastra abrange as cidades de São Roque de Minas, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória e Capitólio e, em seus quase 200 mil hectares, é destino para ecoturismo, aventura e turismo contemplativo. Não à toa, em 2018, o lugar foi considerado – de acordo com o Observatório do Turismo de Minas Gerais - o ponto turístico mais visitado do Estado, com mais de cem mil turistas.
Para desbravar os atrativos do parque, há diversas trilhas, desde as mais leves até algumas que exigem maior condicionamento físico. Entre as cachoeiras, estima-se que são cerca de 30 catalogadas, algumas têm acesso liberado, outras disponíveis somente para contemplação.
A seguir, listamos seis quedas imperdíveis para se conhecer em um roteiro pela Serra da Canastra. Confira:

Cachoeira Casca D’Anta
 
Com 186 metros de altura, a Casca D’Anta ( foto ) é a mais famosa da região e está listada entre as maiores quedas livres do Brasil. Para admirá-la, é possível fazer dois roteiros: o primeiro, pela parte baixa do parque, tem uma trilha de cerca de um quilômetro até seu poço. De lá, é possível observar bem de perto toda a abundância da queda formada pelas águas do rio São Francisco; já a rota da parte alta oferece vista para o cânion por onde o rio desce a serra, além de um mirante de onde é possível avistar parte da queda principal e algumas piscinas naturais.
Cachoeira da Chinela
Com fácil acesso de carro e uma trilha de menos de um quilômetro, a cachoeira, situada em uma propriedade particular em Vargem Bonita tem poço profundo bom para banho e uma queda de 30 metros.
RPPN do Cerradão

A cachoeira do Cerradão fica em uma reserva Particular do Patrimônio Natural localizada a cerca de dez quilômetros de São Roque de Minas. Com uma queda de 200 metros de altura dividida em três lances, a formação tem poços profundos bons para banho.

Cachoeira dos Rolinhos




Considerada a cachoeira mais alta do Parque Nacional, com 300 metros, a queda cai em forma de cascata formando poços de até 50 metros de extensão. Para admirá-la, há um mirante com acesso fácil via trilha.

Cachoeira do Capão Forro

O conjunto fica a cerca de cinco quilômetros de São Roque de Minas e abrange cinco cachoeiras e piscinas naturais. A do Mato, considerada a mais bonita, tem acesso a partir de uma caminhada de vinte minutos.

Poço das Orquídeas

A área pertencente à Cooperativa Agropecuária de São Roque de Minas é também conhecida como Lagoa dos Patos, uma referência a uma pequena lagoa que teria secado. Seu nome faz referência à maior atração da imensa fazenda de quase 560 hectares: uma piscina natural arredondada, com praia de cascalho, pequena cachoeira e muitas árvores com orquídeas.

Onde ficar

O Hotel Chapadão da Canastra é a opção ideal para curtir um roteiro completo na região. Unindo o rural e o urbano, com estrutura de hotel e aconchego de pousada, o empreendimento ocupa um terreno de cinco mil metros quadrados onde mais da metade é composta de exuberantes jardins que chamam a atenção de seus visitantes. Localizado à margem do Rio do Peixe, é possível encontrar ainda, pequenos animais silvestres e diversas espécies de pássaros.  São 24 apartamentos com uma área de 25 metros quadrados, com banheiro completo, com frigobar, TV LED 32’, telefone, ventilador e ar condicionado, além de varandas com vistas da exuberante serra e do bosque que margeia a propriedade. Para o lazer o hotel oferece: piscina adulto e infantil, hidromassagem aquecida e barzinho, além de salão de jogos, loja de artesanatos, lavanderia, videoteca, lan house e wi-fi. Para conhecer melhor a região, o Chapadão da Canastra disponibiliza veículos 4X4 para passeios nos melhores e mais procurados roteiros da Serra da Canastra.  informações: chapadaodacanastra.com.br


O FESTURIS Gramado

CEO'S do Festuris Eduardo Zorzanello, Marta Rossi e Marcus Rossi

A  principal Feira de Negócios do setor de Turismo e Eventos na América do Sul, o FESTURIS Gramado terá sua 31ª edição em 2019, de 07 a 10 de novembro. O evento se divide em Feira de Negócios, no período da tarde, com mais de 25 mil metros quadrados, 2.500 marcas em exposição, 15 mil profissionais de turismo visitantes de todo o mundo. Já o Meeting FESTURIS ocorre pela manhã, no Hotel Master, e é a parte de conteúdo oferecida aos profissionais. As inscrições da Feira de Negócios são free para agentes de viagens. Já profissionais em geral e estudantes pagam uma pequena taxa de inscrição. O evento deve abrir o suas inscrições no mês de maio. Inscrições abertas www.festurisgramado.com

Eduardo Zorzanello e Juliana Zorzanello com Sr. Jean-Marie Somet,
diretor geral do Turismo da Costa do Marfim, e Kouassi, diretor Brasil.

Gramado, na Serra Gaúcha, já é destino de negócios para destinos e marcas internacionais há muitos anos, principalmente pela atuação do FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo. A mais importante Feira de Negócios para os setores de Turismo e Eventos da América do Sul investe em captação de destinos internacionais como a Costa do Marfim, que esteve em Gramado em 2018, como expositor, e confirma participação novamente para a edição de 2019. O diretor do evento gramadense, Eduardo Zorzanello, esteve no país africano para fechamento de negócios e prospecção durante a Salón Du Tourisme de Abidjan - SITA. "É um trabalho muito importante que estamos fazendo na no continente Africano, levando até o trade de lá a mensagem da importância do papel do escritório de Turismo da Costa do Marfim no Brasil para promover o destino e levar turistas sul-americanos para lá", comenta Eduardo Zorzanello. A estratégia é ampliar negócios, contatos e também potencializar o FESTURIS como o principal canal de divulgação de destinos africanos na América do Sul. Além da Costa do Marfim já possuem relações com a feira internacional alguns destinos como Marrocos, Etiópia, África do Sul, Argélia e Egito.
A Costa do Marfim possui um potencial enorme para o Turismo Religioso, Cultural e Gastronômico, Turismo de Natureza, além de ser um grande produtor de café e cacau.

Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira   
sergio51moreira@bol.com.br
-->


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.