Pular para o conteúdo principal

Tipos populares



FORTALEZA/CEARÁ - BRASIL - No desfile deste ano no Rio de Janeiro, a Escola de Samba Paraíso do Tuiuti terá como enredo o Bode Ioiô, ente marcante no primeiro quarto do século passado de uma Fortaleza provinciana e alegre, em que fatos pequenos mexiam com a vida dos ainda pouco habitantes. O animal marcou época num saudoso tempo e fora trazido do interior para fugir de calamidade marcada pela seca em 1915.


Era Ioiô, em referência a um brinquedo de meninos, porque todo dia fazia o trajeto de ida e volta da Praia de Iracema, local onde se estabelecia o seu dono (José de Magalhães Porto) até a Praça do Ferreira. Tal era o seu “prestígio” que, em 1922, chegou a ser eleito vereador da Capital, um voto de protesto da comunidade contra a administração pública. Depois de sua morte, foi empalhado e doado ao Museu da cidade, no ano de 1931. A lembrança, pois, do Bode Ioiô nos remete a um passado de Fortaleza menina-moça, época em que a cidade se evidenciou pela alegria descontraída e escrachada do seu povo, que chegou até a vaiar o “céu” após o aparecimento do sol em época de chuvas.

Tipos populares

Tipos populares não faltaram para o divertimento da “canalha”. Não cheguei a conhecer os coitados Tostão, Micaela e Chica Pinote, Mimosa e Tertuliano, Capitão Pirarucu, Jararaca e a Garapa que, pelas suas esquisitices, eram alvo dos moleques.

Da Garapa, a estória de que ela, “furiosa”, se voltava contra os seus insultantes. Um gritava ÁGUA, outro, AÇUCAR. E a Garapa, 'armada” de pedra ou cacete, dizia: “MISTURA, FI DUMA PUTA, MISTURA”. Tenho vaga lembrança da Siri, outra coitada desajustada mentalmente que era alvo dos impiedosos ataques da estudantada e moleques. “Siri, cadê a pata maior”. Ela respondia ao seu jeito ofendendo a mãe de quem partira a imprecação. Participei, quando aluno do Liceu do Ceará, das molecagens contra o motorneiro de bondes Mamãe Dorme Só.

Também foram do meu bom tempo de adolescente tipos como o Burra Preta e o Zé Tatá. Mas não só os coitados eram tipos populares da nossa Fortaleza. Médicos, advogados, professores e intelectuais vários frequentadores do famoso Banco da Praça do Ferreira, eram parte do cotidiano da população.  Lá, todas tardes da semana se reuniam para conversas várias e também falar da vida alheia. Sabia-se até que os que embora eram “cortados” pelos que ficavam. No final da reunião, o penúltimo levava “banana” do que ficava por último... E as presepadas do Quintino Cunha? Era uma cidade ingênua e gostosa a Fortaleza pequena de outros tempos...

Selo de qualidade 2019

Do SEBRAE/CE recebemos a informação de que está iniciado o ciclo do Selo de Qualidade 2019. O Selo de Qualidade em Serviços é um processo educativo onde, durante o ano, consultores especializados e credenciados ao SEBRAE realizam visitas técnicas na empresa participante para avaliar itens referente a boas práticas da cozinha, atendimento e hospedagem.

Além dessas orientações, cada empresa tem direito a capacitar dois colaboradores como auditor interno da qualidade, de forma a manter a excelência nos produtos e serviços da empresa. A empresa que for agraciada, participará da solenidade de entrega ao final do ano, com todo suporte da assessoria de comunicação para divulgar os ganhadores.

Inscrições prorrogadas

Para oportunizar a participação de novos municípios e pesquisadores da área de saneamento básico, a comissão organizadora do 49º Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE, que ocorrerá de 06 a 10 de maio próximo, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT), decidiu prorrogar as inscrições de trabalhos técnicos.

 Agora, os autores devem enviar o resumo expandido até o dia 28 de fevereiro, exclusivamente pelo link disponível no site do evento.

Este ano, a apresentação de trabalhos técnicos está com novo formato. Foram criadas três categorias diferentes para organizar o recebimento e a premiação dos artigos. A categoria Serviços de Saneamento é voltada aos operadores dos sistemas de saneamento e associados da ASSEMAE. A Institucional está direcionada às agências de regulação, repartições federais ou estaduais e organizações não governamentais. Já a categoria Instituição de Ensino se destina às universidades, escolas ou centros de pesquisa.

FONTE:   
Jornalista José Carlos de Araújo (Rg.149-1-37-52 DRT-CE)
Fone: (85) 3244-4847 – e-mail : j.carlos.araujo@bol.com.br
FORTALEZA – CEARÁ - BRASIL


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.