Pular para o conteúdo principal

Brasil e Bolívia buscam aproximação para ampliar conectividade



BRASÍLIA/DISTRITO FEDERAL - BRASIL - Companhia aérea AMASZONAS, com ramificações hoje na Bolívia e no Uruguai, está disposta a entrar no mercado brasileiro. Em reunião com a presidente da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, em Santa Cruz de La Sierra, na semana passada, o presidente da companhia, Sérgio de Urioste  anunciou que a empresa está adquirindo aviões da EMBRAER – modelos 190 e 195 – e pretende criar novos “corredores” aéreos para o Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. (Foto acima: Teté Bezerra se reúne com Sérgio de Urioste para debater ampliação de conectividade aérea entre Brasil e Bolívia).


Realização de um sonho

“Estamos adquirindo aviões da EMBRAER, com 112 e 118 assentos, e vamos realizar um sonho, que é entrar de vez no mercado brasileiro”, comunicou Urioste. Para a presidente da EMBRATUR, Teté Bezerra, o anúncio da direção da Amaszonas vai ao encontro da necessidade que o Brasil possui hoje de aumentar a sua conectividade área, em especial com os países latino americanos. Em conversas com representantes do setor turístico de países como Peru, Bolívia e Paraguai, houve solicitações para melhoria e ampliação dos acessos aéreos ao Brasil. 

 Segundo ela, a EMBRATUR vai unir esforços com outros órgãos federais para garantir essa ampliação. Teté cita dados, como o da Organização Mundial de Turismo, que prevê o crescimento de mais de 100% na vinda de turistas internacionais à América Latina nos próximos 20 anos. “A região deve saltar de 27 milhões para 58 milhões de visitas e a conectividade aérea precisa acompanhar esse crescimento”, avaliou a presidente. 

Investimento

O cenário de investimento no Brasil com as aeronaves de porte maior da EMBRAER – com dois anos de uso - tem duas vertentes. Na primeira, a empresa planeja abrir dois novos “corredores” aéreos internacionais: Cuzco/Machu Picchu (Peru), Santa Cruz de La Sierra/Uyuni (Bolívia) com Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro, no Brasil. “As novas aeronaves que estamos adquirindo fazem parte desse plano de crescimento”, informou o presidente da AMASZONAS. Além das novas rotas, fazem parte do plano de expansão vôos para Curitiba (PR), Campinas (SP) e Porto Alegre (RS).

A frota hoje

A empresa aérea boliviana possui hoje uma frota de aviões Bombardier, com capacidade para 50 passageiros, e já faz 80 vôos diários atendendo 15 cidades em seis países. A companhia tem parceria de vôos compartilhados com às aéreas Gol, Air Europa e Aerolíneas Argentinas.

A segunda vertente de investimentos depende da aprovação de uma empresa regional que está sendo criada no Brasil. A nova companhia, segundo o vice-presidente da Amaszonas, Luis Vera Alvarez Plata, já recebeu o aval da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

“Dentre cinco etapas de exigências do Brasil, concluímos duas. Iniciaremos a terceira etapa em janeiro de 2019. Acreditamos que até o final do próximo ano teremos a autorização de operação”, disse Plata.  A nova empresa vai priorizar rotas de cidades brasileiras ligadas ao agronegócio, mas não descarta entrar em mercados de fronteira entre Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai.  

FONTE: EMBRATUR 
Foto: Pablo Peixoto/EMBRATUR

Assessoria de Comunicação da Embratur

www.embratur.gov.br  
www.twitter.com/Embraturnews
www.facebook.com/EmbraturBrasil

(61) 2023-8529/8528

10/12/2018











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.