Pular para o conteúdo principal

Setor de viagens lança movimento para mostrar sua importância

BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL – Você sabe qual é o setor que pode gerar mais de 2 milhões de empregos nos próximos quatro anos? Energia eólica, Telecomunicações, Setor Óleo e gás ou Turismo? Acertou quem respondeu Turismo, um mercado que movimenta U$S 8,3 trilhões no mundo e representa 7,9 % do PIB Nacional.

Mesmo com o avanço da tecnologia, o setor não deixa de gerar empregos . A estimativa é de que o Turismo é responsável por 1 em cada 5 empregos gerados no mundo. Não dá para continuar deixando de lado um setor tão importante  Em 2017 foram U$S 19 bilhões gastos por brasileiros nos destinos internacionais, enquanto os estrangeiros injetaram apenas U$S 5, 8 bilhões na economia nacional. Um déficit de U$S 13,2 bilhões na Balança Comercial. E estamos falando do pais eleito 1o. no Mundo em atrativos naturais. Como explicar tão poucos turistas estrangeiros com tantas paisagens reconhecidas mundialmente?. Quando o quesito é priorização  do Turismo somos o 106o. de 136 países analisados.
Nosso ambiente de negócios
Somado a isso, oferecemos aos empresários um dos piores ambientes de negócio do planeta, não por acaso, os investimentos privados no setor são muito abaixo de países como Estados Unidos e China, se igualando a países que têm 10 % da nossa população. Os investimentos públicos também deixam a desejar. A verdade é que o mundo inteiro percebeu a importância do turismo. Não faz sentido o Brasil, líder mundial de belezas naturais, não ter o turismo como uma das prioridades. É muito potencial de um lado e pouca atenção do outro: um setor gigante que não pode ficar de fora do debate político.Estamos falando em dobrar o número de visitantes estrangeiros e inserir mais U$S 40 milhões de brasileiros no mercado de viagens e gerar mais U$S 2 milhões de empregos aqui dentro.
O turismo pode alavancar o novo ciclo de crescimento do país.
 Chega de pensar no turismo como o vagão. O turismo é a locomotiva. Ele não é consequência e sim, umas das causas do desenvolvimento econômico. O momento de virada é agora. Vivemos um tempo em que o “Ter” vem perdendo , cada vez mais, espaço para o “Viver”. A experiência tem cada vez mais valor e nenhum país é tão rico em experiências quanto o nosso. Sem falar que Turismo faz escala em muitas outras áreas . Turismo é mais emprego e distribuição de renda. Turismo é inclusão. Turismo é empreendedorismo.
Não dá para pensar em um plano de governo sem pensar no Turismo.
A sociedade precisa estar atenta cobrando dos candidatos e dos próximos governantes. Temos que aproveitar o enorme potencial de crescimento deste setor que gera capital bruto que pode impulsionar muitos outros setores porque quando o Turismo cresce, o país todo cresce junto.
TURISMO, NOSSO TRABALHO GERA EMPREGOS
Fonte: MinTur/Brasil



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.