BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS – BRASIL – A Confraria dos Jornalistas de Turismo realizou a 4ª reunião da entidade nos dias 25 a 27 de agosto, em Ilhéus. A Confraria reúne jornalistas de vários estados para a congregação, irmandade e divulgação do turismo nacional e internacional.
Os jornalistas estiveram em Ilhéus que tem o mais extenso litoral entre os municípios da Bahia. Ilhéus foi fundada em 1536 como “Vila de São Jorge dos Ilhéus”, e elevada a cidade em 1881. É conhecida por ambientar os romances de Jorge Amado, famoso escritor baiano, como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do Sem Fim. É considerada a capital do cacau e denominada por seus habitantes como a “Princesinha do Sul”. Sua economia baseia-se na agricultura, turismo e indústrias. Já foi o primeiro produtor de cacau do mundo, mas, depois da enfermidade conhecida como vassoura-de-bruxa, que infestou as plantações, reduziu consideravelmente a sua produção. Conhecida também como “IOS”, sigla que respeita a grafia antiga do nome da cidade, “São Jorge dos Ilheos”, que é utilizada nos bilhetes de transporte aéreo. A cidade tem cerca de 200 mil habitantes. Está entre as sete cidades mais populosas da Bahia (após Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro e Itabuna).
Importante pólo de informática
Ilhéus abriga um importante polo de informática do Estado, além de ser centro regional de serviços junto com Itabuna. Sedia o Aeroporto Jorge Amado, que é portão de entrada para destinos muito procurados, como Itacaré, Canavieiras, Ilha de Comandatuba, Itabuna e a própria cidade de Ilhéus.
O centro da cidade se localiza em uma ilha formada pelos rios Almada – que se inicia na Lagoa Encantada que apresenta belas paisagens e elevado nível de preservação ambiental -, Cachoeira e Itacanoeira (ou Fundão) e ainda pelos canais Jacaré e Itaípe.
Como pontos turísticos estão as praias dos Milionários, Havaizinho e Olivença, os rios do Engenho e Almada com seus manguezais, a Lagoa Encantada e o próprio Centro Histórico da cidade (dentre outros) justificam plenamente uma visita a Ilhéus e os hotéis resorts que recebem turistas do Brasil e exterior.
Homenagem póstuma
Jornalistas da Confraria com Katia Schappi, filha de Hans Schappi
e representantes do turismo de Ilhéus durante a homenagem
e representantes do turismo de Ilhéus durante a homenagem
Na sexta-feira, dia 25 de agosto, foi feita uma homenagem póstuma ao jornalista, engenheiro e empresário Hans Tosta Schaeppi, realizada no salão de eventos do Ilhéus Praia Hotel, uma de sua empresas. A escolha da cidade de Ilhéus para a realização da 4ª reunião da Confraria teve o objetivo de apresentar à Prefeitura de Ilhéus, a sugestão de instalação na cidade de um busto de Hans Schappi que eternize sua presença através dos tempos referenciando a grande obra de desenvolvimento econômico e turístico do Município por ele fomentado e executado.
Saudoso Hans Schappi
A solicitação foi entregue pelo jornalista Carlos Casaes ao secretário Municipal de Turismo de Ilhéus e presidente da Associação de Produtores de Chocolate do Sul da Bahia, Gerson Marques, a quem foi solicitado e que se comprometeu a entregar o pleito ao prefeito do Município de Ilhéus.
Na ocasião, foi entregue, pelo confrade José Carlos Araújo, uma placa de prata a Katia Schappi, filha de Hans Schappi, em que a Confraria dos Jornalistas de Turismo outorga postumamente a Hans Schappi o título de Confrade Honorário da Confraria de Jornalistas de Turismo.
O jornalista Roberto Santana recebendo homenagem do jornalista Carlos Casaes
O jornalista Roberto Santana, de Ilhéus, recebeu o Certificado de Honra ao Mérito, “em reconhecimento pelo valioso trabalho que desenvolve de promoção e divulgação do turismo da Bahia, de modo especial ao Município de Ilhéus.
A Confraria se reuniu no Resort Cana Brava,no dia 26 de agosto, em Olivença, com as presenças dos jornalistas de Turismo, Carlos Casaes (coordenador), da Bahia, José Carlos Araújo (coordenador), do Ceará, Arnaldo Martins Moreira (RJ), Sérgio Moreira (MG), Luiz Felipe Moura (PE), Flávio Gomes de Barros (AL), Ivaldo Pinto de Barros (AL), Neneca Campos (RS) trataram de assuntos relevantes do propósito da organização de novos projetos para a entidade.
Cana Brava Resort
No dia 27, a Confraria voltou a se reunir para uma visita técnica à Fazenda Yrerê, de propriedade do secretário de Turismo, Gerson Marques, localizada no Vale do Rio Cachoeira, no Município de Ilhéus, produtora de cacau e que se dedica ao turismo rural durante todo o ano.
Fazenda Yrerê, um dos pontos turísticos para o conhecimento da produção
de cacau e fabricação de chocolate, em Ilhéus
de cacau e fabricação de chocolate, em Ilhéus
A fazenda recebe diariamente turistas de todo o Brasil e nas épocas de cruzeiros em Ilhéus mais de 300 visitantes, de acordo com Gerson Marques. Os confrades embrenharam-se no mato para visitar a plantação de cacau, cuja colheita é feita manualmente. Em seguida os jornalista foram conhecer Itacaré, uma das belas praias da região sul da Bahia.
Coluna Minas TURISMO Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
INFORMAÇÕES: sergio51moreira@bol.com.br
Coluna Minas TURISMO Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
INFORMAÇÕES: sergio51moreira@bol.com.br
Comentários
Postar um comentário