Pular para o conteúdo principal

Castelo de Windsor, palco do Casamento Real


  
LONDRES/ GRÃ BRETANHA – ( Por Priscilla Moraes) -No dia 19 de maio, os olhos do mundo todo estarão voltados para o castelo de Windsor, na Inglaterra. Uma das residências favoritas da rainha será a sede do Royal Wedding, o Casamento Real entre o príncipe Harry e Meghan Markle. ( Foto: Toby Melville - Reuters)

Windsor é o maior e mais antigo castelo ocupado do mundo e fica a menos de 1 hora de trem de Londres. É aqui que a rainha Elizabeth II gosta de passar os finais de semana. De segunda a sexta, ela fica no Palácio de Buckingham, e na sexta-feira costuma seguir para Windsor. O castelo fica aberto para visitação o ano todo (com exceção da ala privada da rainha, que é fechada) e oferece uma oportunidade única de ver de perto a grandiosidade e o requinte de um autêntico castelo de Rainha!

História



Tudo começou em 1070, quando Guilherme, O Conquistador pediu que fosse construída uma fortaleza às margens de Londres, para proteger a cidade. O local escolhido era ao lado do parque de caça da época - hoje transformado no Windsor Great Park 

Apesar de estar fora dos muros do castelo, o Windsor Great Park é um grande atrativo de Windsor, não só pelas árvores centenárias mas também pela família de cervos que ainda mora por lá - a caça, claro, é proibida.

Também é no Great Windsor Park que se situa a Long Walk, avenida que dá acesso à entrada principal do castelo e por onde passará a carruagem com os noivos no Casamento Real. Quem visita o castelo usa uma outra entrada lateral. 

No século 14 foi fundada a Capela de St. George, dentro dos limites do castelo. É até hoje um dos melhores exemplos de arquitetura gótica da Inglaterra e abriga os túmulos de 10 monarcas, dentre eles o polêmico rei Henry VIII.

Atrações imperdíveis no Castelo de Windsor



Salas do Estado: visite as salas do castelo que são usadas em visitas e eventos oficiais. São decoradas com os mais diversos artefatos da história da monarquia, com destaque para a exposição de espadas e armaduras.
Casa de bonecas da rainha Mary: você vai se surpreender com a casa de bonecas da rainha Mary, que ocupa quase um cômodo inteiro.
Troca da Guarda: a cerimônia tradicional também acontece no Castelo de Windsor, sempre às terças, quintas e sábados. 

Como visitar

O jeito mais fácil de visitar o Castelo de Windsor é de trem. Em Londres há mais de 72 trens partindo em direção a Windsor - o mais rápido deles leva menos de 30 minutos para chegar até a estação Windsor & Eton Central. Da estação, bastam menos de 10 minutos de caminhada para chegar até os portões do castelo.

A boa notícia para os brasileiros é a disponibilidade de guias de áudio em português. Quem prefere algo mais exclusivo pode contratar um dos tours privativos em inglês  disponíveis após o horário de fechamento do castelo.


Visit Britain




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.