Pular para o conteúdo principal

Fiscais do MTur notificam meios de hospedagem irregulares em Palmas



BRASÍLIA/DISTRITO FEDERAL – BRASIL - A Operação Verão Legal em Palmas (TO) terminou nesta sexta-feira (16) batendo uma meta importante: 100% dos meios de hospedagem irregulares foram visitados e notificados pelos fiscais do Ministério do Turismo.  Ao todo, 28 meios de hospedagem foram vistoriados para verificar a existência do CADASTUR, como determina a Lei do Turismo, sendo que 25 foram notificados e três encontravam-se regulares.
 
 A capital foi a sexta a ser visitada pela ação do MTur que, até abril, será realizada em todas as capitais do país. Os empreendimentos visitados terão um prazo de até 30 dias para a regularização dos estabelecimentos. Caso não ocorra, o prestador será autuado e poderá ser penalizado com uma multa que pode chegar a R$ 854 mil. No Tocantins, 59 meios de hospedagem estão inscritos no cadastro, sendo 29 em Palmas sua Capital.

Segurança e tranquilidade

“Estando na formalidade, o turismo terá mais segurança e mais tranquilidade tanto para os empresários como para os turistas. Essa ação é importante para conscientizar todo o setor sobre a importância de cumprir a Lei do Turismo sob risco de multa e até interdição de estabelecimento”, explica o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Hercy Ayres Rodrigues.

Iniciado em setembro de 2017, o trabalho já tem surtido efeito nos números do CADASTUR. Em dezembro do ano passado, foram identificados 64.591 cadastros, um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior. A próxima capital a receber a visita da equipe de fiscais será Aracaju (SE), nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro.

Além da formalização de meios de hospedagem, o cadastro também é obrigatório para outras seis categorias – agência de turismo, parque temático, acampamento turístico, organizadora de eventos, guia de turismo e transportadora turística.

FONTE: MINISTERIO DE TURISMO DO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.