Pular para o conteúdo principal

VOLTA AO MUNDO pela Jornalista Nelci Seibel


JOINVILLE/SANTA CATARINA – BRASIL – O SUL É MEU DESTINO - No último dia 25 de agosto, no 6º meeting Beto Carrero World, ocorreu o lançamento da campanha promocional “O Sul é Meu Destino”. Marcaram presença, Marx Beltrão, ministro do Turismo, Vinicius Lumertz, presidente da EMBRATUR, Leonel Pavan, secretário de Turismo e Cultura de Santa Catarina, Rogério Siqueira CEO de Beto Carrero entre outras personalidades do setor.


A ação pretende integrar a região Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como um amplo produto turístico formatado, com diversos roteiros a escolha dos turistas, nacionais e estrangeiros, em especial da América Latina. Por meio dessa iniciativa, diversos atrativos de inestimável valor histórico, cultural e turístico ainda não tão conhecidos como mereceriam, poderão tornar-se sucesso em fluxo de visitantes. 
São Miguel das Missões


Hoje falamos sobre a cidade de São Miguel das Missões, ponto convergente das reduções jesuíticas, implantadas no século XVII, abrangendo parte do interior do Rio Grande do Sul, do Paraguai e da Argentina.
Lá os fatos históricos, até o vento confirma tal a sua importância na história da região considerada “das Missões”. O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, em que a história vive e revive por meio das antigas construções jesuíticas revelam como era a vida num período de 160 anos, em que jesuítas e índios guarani construíram juntos os preceitos do Cristianismo no Brasil colonial. Sem, no entanto, renegar os valores culturais dos próprios índios, baseados no respeito à sua pessoa e às suas tradições grupais.
É a única região com Patrimônio Cultural da Humanidade no Sul do Brasil e também o único produto integrado do MERCOSUL com atrativos tanto na parte brasileira, argentina e paraguaia, compondo sete patrimônios culturais mundiais e um natural.
Igreja São Miguel das Missões, principal monumento preservado. Ali são  realizados fantásticos shows de  som e luz, teatro, danças gaúchas, etc. Informações no site.

Visitar as Missões

Visitar as Missões é descortinar as raízes da formação da América Latina. As reduções - aldeamentos indígenas organizados e administrados pelos padres jesuítas no Novo Mundo - foram constituídas a partir das utopias dos antigos cientistas Morus, Bacon e Campanella. Sintetizando o antropólogo indigenista, Manuel Marzal, e a visão de outros estudiosos, constituem uma das mais notáveis utopias da história.
Eram, em larga medida, autossuficientes, dispunham de completa infraestrutura administrativa, econômica e cultural que funcionava num regime comunitário. Os nativos foram educados na fé cristã e ensinados a criar arte às vezes com elevado grau de sofisticação. 

Cruz missioneira, o símbolo


O início assistemático foi marcado por tentativas frustradas, em meados do século XVII, o modelo missioneiro já estava bem consolidado e disseminado por quase toda a América, mas teve de continuar enfrentando a oposição de setores da Igreja Católica. Para o restante da população colonizadora, os índios não valiam a pena o esforço de cristianizá-los. Nesse intermeio, bandos de caçadores de escravos e os bandeirantes, aprisionavam os índios e os submetiam  ao trabalho forçado na economia colonial exploradora, destruindo diversos povoados e causando muitas mortes.

Esculturas no Museu de São Miguel feitas pelos guaranis sob orientação dos jesuítas



As missões, como um todo, prosperaram, contudo, os inúmeros problemas e objeções a serem vencidas de forma constante resultaram na expulsão dos jesuítas das colônias a partir de 1759 e na dissolução da sua Ordem em 1773. Com isso, o sistema missioneiro entrou em colapso, causando a dispersão dos povos indígenas reduzidos. Foi uma das mais emocionantes histórias da humanidade, ocorrida nas fronteiras do atual MERCOSUL, formada pelas divisas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, entre os anos 1609 e 1768. Informações completas em: www.caminhodasmissoes.com.br.

Internacionalização do Caminho das Missões



O Caminho das Missões, roteiro de caminhada ou de bicicleta pelas antigas estradas dos Jesuítas e Guaranis funciona como um produto turístico desde 2002. A partir de outubro de 2017, o Caminho das Missões é um roteiro internacional, com visita às ruínas no Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina. Interativo, onde a superação dos desafios pessoais proporciona uma experiência inigualável de liberdade, espiritualidade e autoconhecimento.
Para conhecer toda esta herança histórica, há vários ônibus diários de Porto Alegre até Santo Ângelo e um voo diário; ou de carro, em boas estradas asfaltadas. De Santo Angelo a São Miguel das Missões são 70 km. Além das tradicionais caminhadas e de bike, cuja duração pode ser escolhida com a Agência Operadora do Caminho das Missões. Uma nova fase começa dentro da grande região missioneira dos Países que compõe o Circuito Internacional das Missões – a Ruta Jesuítica Internacional.
O que resta dessa incrível trajetória, além da história escrita são as ruínas das edificações, bem conservadas e com facilidade de acesso, em roteiros organizados, com guias acompanhantes. 

Pousada das Missões


Pousada das Missões, com vasta área de convivência em seu entorno

Também conhecida como Hostelling International, em São Miguel das Missões fica a Hostel Missões ou Pousada das Missões, complexo localizado a apenas 100 metros do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, com várias categorias de unidades habitacionais, espaços de convivência e aluguel de bicicletas.
Em 2015 recebeu o certificado de Excelência, segundo o TripAdvisor®. Fone: 55.9.9638.6360, e-mail: joseroberto_deoliveira@yahoo.com.br  e site: www.pousadadasmissoes.com.br ; (com base em textos de José Roberto de Oliveira).

Escreve: Jornalista Nelci Terezinha Seibel
Fone: 47 3425-4090 - 47 9631-0521















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Então é Natal!

  P ORTO ALEGRE/RS -É assim que começa uma música muito tocada nesta época e aproveito o título para fazer uma pequena reflexão sobre o Natal. Para muitos é a celebração do nascimento de Jesus , o Salvador, para outros uma época de dar e receber presentes, para a maioria é tempo de comemorar, reunir família, amigos e dividir momentos felizes.