Pular para o conteúdo principal

Minas TURISMO Gerais – Escreve jornalista Sérgio Moreira


BELO HORIZONTE/ MINAS GERAIS –Posse do novo presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Jair Aguiar, no dia dois de outubro, pela presidente da ABIH MG, Erica Drumond, também vice presidente do Conselho Curador do Convention, no ato representando o presidente do Conselho, Roberto Fagundes.(Diretores do BH Convention )

DIRETORIA EXECUTIVA e CONSELHO FISCAL terá mandato até dezembro de 2019. 
DIRETORIA EXECUTIVA
. Diretor Presidente: Jair de Aguiar Neto (Actuall Hotel e Eventos) . Diretor Vice-presidente: Carlos Rogério Zech Coelho (Panda Promoções e Eventos). Diretor Vice-presidente deAssuntos Institucionais: Marcelo Batista Serra (Serra Adventure). Diretor Vice-presidente Administrativo Financeiro: Anderson Vieira Bastos (Caesar Business    Hotel). Diretor Vice-presidente de Eventos: Flávia Botelho de Carvalho (Espaço Ampliar). Diretor Vice-presidente de Comunicação e Marketing: Gustavo Henrique Alves (Abrasel MG). Diretor Vice-presidente de Novos Negócios: Ricardo de Arruda Penteado ( BH Airport)
Conselho Fiscal
. Membro Titular: José Eugênio de Aguiar (SINDETUR MG). Membro Titular: João Evangelista Assumpção Teixeira Filho (SINDBUFÊ MG). Membro Titular: Uriel Pinheiro (MG Marketing). Membro Suplente: Márcio Alves Ferreira (BH Othon Palace Hotel). Membro Suplente: Rodrigo Hespanhol Leblanck (Alliá Hotel). Membro Suplente: Guilherme Ferreira de Oliveira Sanson (Ibis Afonso Pena Hotel)
Diretores do BH Convention
O novo presidente do BH Convention, Jair Aguiar Neto e
a presidente da ABIH MG, Erica Drumond 
16º ENCONTRO DA HOTELARIA E GASTRONOMIA MINEIRA – EDIÇÃO SERRAS VERDES 
 Áustria Hotel onde será o encontro em Monte Verde

Já em sua 16ª edição, o Encontro da Hotelaria tem se destacado no cenário hoteleiro, turístico e gastronômico, sendo realizado em várias cidades mineiras. Belo Horizonte, Caxambu, Poços de Caldas, Ouro Preto, Juiz de Fora, Montes Claros, Capitólio. Governador Valadares e Uberlândia já foram cenários de sucesso deste evento, que é um dos mais importantes do setor.
Monte Verde, distrito de Camanducaia, localizada no sul de Minas, foi escolhida pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA para receber a 16ª edição do evento devido à importância econômica da região, forte vocação para o turismo e alta concentração de hotéis, pousadas, bares e restaurantes.
O charme das ruas de Monte Verde encanta os turistas
Com mostras de produtos, palestras, oficinas e rodada de negócios, o evento é uma excelente oportunidade para fornecedores de produtos, equipamentos, insumos e serviços para hotelaria, bares e restaurantes. Além disso, empresários e profissionais do setor poderão capacitar e atualizar seus conhecimentos e fazer networking.
O Encontro da Hotelaria é promovido pela FBHA, com o patrocínio da CNC e apoio da FECOMÉRCIO MG SESC, SENAC, SEBRAE, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares Serras Verdes, Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde, Associação Comercial de Monte Verde, Circuito Turístico Serras Verdes, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-MG, Sindicato dos Empregados no Ramo do Comércio, Hotelaria, Bares, Restaurantes e Similares do Sul de Minas – SINDECH-SUL, Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado de Minas Gerais – FETHEMG entre outras entidades será realizado dia 24 de novembro, no Áustria Hotel.
As inscrições para participar são gratuitas para os empresários, profissionais e estudantes do setor através do site: www.encontrohotel.com.br
Diamantina Gourmet no Mercado no centro da cidade

Entre 27 de outubro a 19 de novembro, a oitava edição do Diamantina Gourmet vai transformar a cidade natal do presidente Juscelino Kubitschek , Chica da Silva , serestas e muita história na capital mineira da gastronomia. Onze principais restaurantes da cidade vão oferecer pratos ricos em cheiros e sabores.
Cada chef vai ter a missão de rechear suas criações de histórias que remontam à época dos escravos e das pedras preciosas, associando à contemporaneidade da gastronomia mineira. Com receitas exclusivas para o Festival, os restaurantes utilizarão ingredientes locais e ou regionais em seus pratos, sempre com muita criatividade e inovação. Durante os preparativos, os restaurantes envolvidos recebem a consultoria do renomado chef Edson Puiati para elaboração do prato que participará do evento.
O passadiço de Dimantina atrai os turistas pela sua construção
O evento contará com uma grande abertura, entre os dias 27 a 29 de outubro na Praça do Mercado Velho com workshops de culinária e apresentações culturais. E no período até 19 de novembro, serão realizadas apresentações culturais no município e a continuidade dos pratos no cardápio do evento. O objetivo do festival é impulsionar o município de Diamantina no cenário turístico cultural, através da promoção de suas riquezas gastronômicas e da valorização de seus talentos. O evento também visa incentivar o desenvolvimento do turismo pela divulgação e promoção da gastronomia, do modo de fazer e da cultura. Outra meta é oferecer uma ótima oportunidade de divulgação de pratos inéditos, incrementando a venda dos restaurantes durante o evento. O Diamantina Gourmet conta com o patrocínio master da Codemig/Governo de Minas, além do apoio institucional da Prefeitura de Diamantina, da UNA e da FBHA. Os turistas poderão conhecer e se deliciar com os pratos exclusivos do evento. https://www.facebook.com/diamantinagourmet
Diamantina hoje
Segundo o site Trilhas de Minas, Diamantina hoje recebe cerca de 150 mil turistas por ano e foi fundada como Arraial do Tejuco em 1713, com a construção de uma capela que homenageava o padroeiro Santo Antônio. Seu crescimento é decorrente da descoberta dos Diamantes em 1729, o que tornou Diamantina a terceira maior povoação da Capitania Geral da Minas, em fins do século XVIII.
A cidade também ficou famosa em função de Chica da Silva, escrava alforriada, esposa de João Fernandes de Oliveira, um dos homens mais ricos do Brasil. Em 1831, a cidade emancipou-se do município do Serro, continuando com intensa vida comercial e cultural. Em 1938, Diamantina comemorou seus cem anos de elevação à categoria de cidade, recebendo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional o título de “patrimônio histórico nacional”.
Coluna Minas TURISMO GeraisJornalista Sérgio MoreiraInformações para sergio51moreira@bol.com.br




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.