Pular para o conteúdo principal

Fim de semana ao som das orquestras no Centro Histórico



SALVADOR/BAHIA – BRASIL - Sábado (21) e domingo (22) tem orquestra tocando nas igrejas do Centro Histórico. No sábado pela manhã, das 10h às 12h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal), sob a regência do maestro Ângelo Rafael, faz ensaio de portas abertas. (Foto: Anderson Moreira)


No domingo, no mesmo horário, na Igreja do São Francisco, a Sanbone  Pagode Orquestra, sob a regência do maestro Hugo Sanbone, realiza concerto gratuito. As duas apresentações fazem parte do Popelô - Polo de Orquestras do Pelourinho, que promove a residência de orquestras na igrejas do Centro Histórico.

Popelô


(Foto: Anderson Macedo)

O Popelô promove também  a missa orquestrada às QUARTAS-FEIRAS (Igreja de São Domingos, das 18h às 19h, com a Orquestra São Salvador, do maestro Fred Dantas); ensaios às SEGUNDAS-FEIRAS (Igreja do Boqueirão, das 17h às 19h, com a Orquestra Afro-Sinfônica  do maestro Bira Marques).

TERÇAS-FEIRAS (Igreja da Misericórdia, das 17h às 19h, com a Sanbone Pagode Orquestra, sob a regência do maestro Hugo Sanbone).
QUARTAS-FEIRAS (Igreja de São Domingos, das 18h às 19h, com a Orquestra São Salvador, do maestro Fred Dantas).
SÁBADOS - Na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, (das 10h às 12h) a Orquestra de Câmara de Salvador - OCSal.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Popelô – Polo de Orquestras do Pelourinho


Centro Histórico – (Foto: Anderson Macedo)

A ação lança luz sobre grupos orquestrais já existentes na cidade, divulgando as atividades musicais no Centro Histórico, com o objetivo de fomentar a música orquestral feita em Salvador, com suas influências históricas e novas tendências estéticas.

Para tanto, as quatro orquestras participantes têm uma agenda regular de ensaios abertos e concertos gratuitos, em Igrejas e outros espaços do Pelourinho. Essa aç ão possui um caráter de Residência Artística, na qual cada orquestra desenvolverá seus trabalhos individuais e também em conjunto com as outras orquestras participantes, apresentando ao público processos e resultados dessa pesquisa sobre o trabalho orquestral feito hoje em nossa capital. Os grupos participantes são:

 Ø  Orquestra Afrosinfónica -  Sob a direção do M° Bira Marques, dedica-se a um repertório autoral afro-brasileiro com uma arquitetura sinfônica, sob influência de Moacyr Santos e Abigail Moura, além de reconhecidos compositores do século XX, a exemplo de Gershwin, Debussy, Stravinsky, etc.


(Foto: Anderson Moreira)

Ø  Orquestra de Câmara de Salvador – Sob a direção do M° Angelo Rafael, está voltada à música de concerto, interpretando obras de grandes mestres da música, tais como: Vivaldi, Bach, Mozart, Villa-Lobos, Mignone, Guerra-Peixe, bem como ao precioso repertório da MPB, com arranjos para composições de Caetano Veloso, Gerônimo, Lu iz Gonzaga, Tom Jobim, dentre outros.

 Ø  Orquestra São Salvador do M° Fred Dantas – Sob a direção do M° Fred Dantas, dedica-se ao desenvolvimento de um repertório brasileiro em três vertentes: pesquisa histórica (com obras de Carlos Gomes, Nepomuceno, etc.); pesquisa etnográfica (chulas, cantos de trabalho, etc.) e desenvolvimento da música de vanguarda com obras atonais e polir rítmicas do próprio maestro Dantas.

 Ø  Sanbone Pagode Orquestra – Sob a direção do M° Hugo Sanbone, está voltada para um repertório autoral, tendo como ponto de partida os padrões rítmicos do pagode baiano, utilizando técnicas contemporâneas de composição e também o conceito da criação espontânea do jazz, abrindo espaço para a improvisação musical.

Jessica Sandes – SECULT - 71 98806-0914
Doris Pinheiro – Pelourinho Dia e Noite - 71 98896-5016




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.