Pular para o conteúdo principal

Ex-secretária de Turismo de Garibaldi assume AENOTUR


GARIBALDI/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL - A ex-secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero, foi eleita a nova presidente da Associação Internacional de ENOTURISMO (AENOTUR). Representando o Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), Ivane assume por dois anos a entidade que tem como grande objetivo fornecer ao segmento uma estrutura estratégica internacional para homogeneizar o turismo do vinho em todo o mundo.

Ivane ocupava a vice-presidência para a América Latina da entidade e passa a ocupar o mais alto cargo do enoturismo mundial. Há muito tempo, inclusive enquanto atuou na Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane defende a bandeira do enoturismo como um dos principais segmentos do turismo do Rio Grande do Sul. Agora, ao lado de Portugal, França, Itália, Argentina e Espanha reforça que há muito trabalho pela frente. “O objetivo principal da criação da AENOTUR é termos uma plataforma única para divulgar esses destinos e o Brasil está inserido neste contexto”, adianta Ivane.

Surgimento da IBRAVIN

Ao IBRAVIN, Ivane lembra que a entidade surgiu em 2014 como resultado do Congresso Latino Americano de ENOTURISMO, após reuniões com representantes de Portugal e Espanha. “O fato do Brasil estar na presidência da AENOTUR nos coloca definitivamente no mapa do enoturismo mundial. Podemos dizer que já somos referência de qualidade na oferta enoturística mundial”, afirma.
 A nova presidente informa que entre os principais objetivos é qualificar cada vez mais os produtos enoturísticos e ampliar o número de associados. “Me sinto honrada, agradecida pela escolha de todos os membros associados na assembleia, mas também sinto a responsabilidade deste cargo perante o Brasil e os principais destinos enoturísticos do mundo. Precisamos fortalecer cada vez mais este importante segmento que tanto contribui com o desenvolvimento territorial”, acrescenta.

Grande oportunidade

Para o diretor de Relações Institucionais do IBRAVIN, Carlos Paviani, é uma grande oportunidade de alavancarmos ainda mais o ENOTURISMO no Brasil. “De acordo com o último Censo Vinícola realizado no país, menos de 30% das vinícolas tem projetos relacionados à atividade. O IBRAVIN acredita que investir no setor é agregar valor à produção, atrair novos consumidores e fortalecer toda a cadeia produtiva vitivinícola”, define.

Eleição importante

O atual Secretário de Turismo de Garibaldi, Paulo Salvi, reforça a importância e a alegria da eleição. “É com imenso orgulho que recebemos esta notícia, pois a Ivane tem defendido está bandeira do ENOTURISMO como a mais promissora fonte de novos destinos e de grande valor agregado, além de divulgar as culturas locais. Sempre é bom ter alguém que se identifica conosco e que possa fazer esta ponte internacional, articulando políticas e experiências”, reforça.

Formação da nova diretoria

A nova diretoria da ENOTUR é formada também pelo presidente da Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN), José Calixto, na vice-presidência, e pelo representante da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), Jose Arruda, como secretário geral. 
Também integram a diretoria as prefeitas das cidades espanholas de Alcázar de San Juan e Cambados, Rosa Melchor e Fátima Abal, respectivamente, o presidente da Iter Vitis France, Pierre Verdier, o prefeito da cidade portuguesa de Viana do Castelo, José Maria Costa e o presidente de honra da Città Del Vino, Paolo Benvenutti. Gonzalo Merino, dirigente das Bodegas Argentinas, e Wilson Torres Chavez, presidente da Associação de Turismo Enológico do Uruguai representam a América Latina na AENOTUR.
Mais informações sobre a AENOTUR
na página da Associação: www.aenotur.org

Quem é Ivane Fávero



• Ivane Fávero possui graduação em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 1991); especialização em Gerenciamento do Desenvolvimento Turístico pela Universidade de Caxias do Sul (2000); mestrado em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (2004); e especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012).
Foi presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (ANSEDITUR), além de vice-presidente para a América Latina da AENOTUR. Foi secretária de Turismo dos municípios de Garibaldi e Bento Gonçalves. Atua nas áreas de gestão do turismo, planejamento, consultoria, turismo rural e turismo sustentável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.