Pular para o conteúdo principal

Turismo faz balanço de atendimento aos municípios


DISTRITO FEDRAL/BRSILIA – ( Por Geraldo Gurgel) -O Ministério do Turismo está se aproximando cada vez mais dos gestores municipais para tirar dúvidas sobre as ações, obras e projetos da Pasta.


Durante a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável em maio e abri, respectivamente, na capital federal, a Pasta realizou mais de 200 atendimentos, esclarecendo dúvidas a respeito de contratos de repasse, convênios, entre outros.

O diretor do Departamento de Infraestrutura Turística da Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo, Felipe Mota, destacou que, somente na Marcha dos Prefeitos, das 139 visitas que o balcão do MTur recebeu, 88 eram prefeitos. A elevada procura dos gestores municipais pelos programas da Pasta deve-se, entre outros motivos, a importância que o ministério dá para a estruturação dos destinos com projetos de infraestrutura turística.

A maior dúvida dos gestores municipais, principalmente os que estão no primeiro mandato, foi sobre a inscrição de projetos no Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv). A apresentação das propostas dos municípios no Sistema é o primeiro passo para tramitação de um projeto e análise técnica.

Palestras

Além do balcão de atendimento aos prefeitos, também foram promovidas palestras com os gestores municipais como a que discutiu prioridades para a infraestrutura das cidades históricas, turísticas e patrimônio mundial, com a participação do diretor do Departamento de Ordenamento Turístico (Deotur), Rogério Cóser. Trabalho semelhante foi realizado no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, quando a Secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, apresentou as ações da Pasta para coibir a exploração de crianças e adolescentes em grandes eventos com fluxo turístico.

Dúvidas

No estande, em uma das salas do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, os prefeitos puderam tirar dúvidas e receberam informações sobre os programas da Pasta e o andamento dos projetos, além da liberação de recursos para as obras em execução. “Atualmente tramitam no Ministério do Turismo cerca de 5 mil projetos, sendo a maioria deles conveniados diretamente com os municípios, no valor de R$ 2 bilhões. São obras estruturantes que fortalecem a atividade e fazem a economia local girar”, explicou Felipe Mota.

Nos dois eventos, os técnicos do MTur alertaram os gestores municipais para a importância da atualização das cidades no Mapa do Turismo Brasileiro. A ferramenta auxilia os técnicos da Pasta na gestão e direcionamento dos recursos voltados para infraestrutura, qualificação e promoção dos destinos. Outra preocupação do ministério é promover o desenvolvimento sustentável da
atividade turística no país, distribuindo a riqueza gerada pela economia do turismo em harmonia com o meio ambiente e a cultura local e em benefício da comunidade.


 Foto: Gustavo Messina/ MTur



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.