Pular para o conteúdo principal

Brasil propõe ofensiva da América Latina para captar eventos internacionais

LONDRES/ REINO UNIDO –( Por Darse Junior) -Representantes do turismo da América Latina se encontraram nesta terça-feira (08) durante a WTM, em Londres, para discutir alternativas para aumentar o número de eventos internacionais na região. A ideia é formalizar parcerias e fomentar o desenvolvimento econômico dos países por meio do setor de viagens.


"Por que nenhum dos países da América Latina está entre os dez que mais realizam eventos internacionais no ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA)?", questionou o ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão. Na sequência, ele convidou os demais países a fazerem uma ofensiva conjunta para captar os eventos internacionais. "Precisamos mapear as oportunidades em tempo hábil e ter uma estratégia agressiva de encantamento dos organizadores. Precisamos profissionalizar as nossas estruturas de captação dos eventos. Trabalhar de forma integrada", argumentou.

Os números

Durante dez anos o Brasil esteve no ranking dos dez países que mais realizaram eventos no mundo. Mas na última edição do levantamento o país ficou em 11º lugar, mesmo tendo sediado 272 eventos, um a mais que no ano anterior. De acordo com a ICCA, o segmento de eventos internacionais bateu recorde em 2015. Foram 12.075 eventos internacionais no mundo, 571 a mais que o registrado em 2014. Um crescimento de quase 5%.

"Podemos encarar este fato como uma oportunidade, uma chance de crescermos num segmento extremamente qualificado, que ajuda a minimizar os efeitos da sazonalidade nos nossos destinos, movimentando a economia, gerando emprego e renda em todas as épocas do ano", destacou o ministro.

"A elite do pensamento mundial viaja o mundo disseminando conhecimento por meio de conferências, congressos ou simpósios. O valor intangível da difusão de inteligência por meio de eventos talvez seja a maior qualidade desse segmento. Mais até que os ganhos econômicos", finalizou o ministro.

O encontro



Também participaram do encontro representantes do Uruguai, Venezuela e Equador. Todos ressaltaram atributos dos respectivos países que podem ajudar no desenvolvimento do turismo da região. O representante da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favila, presente no local, elogiou a iniciativa e ressaltou a importância da América Latina avançar nos temas de facilitação de viagens, aumento da conectividade e melhoria da segurança.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.