Pular para o conteúdo principal

Curtindo Berlim sem custo



BERLIM/ALEMANHA - Nem sempre o que é bom precisa custar carO. Em Berlim, você pode viver momentos especiais sem precisar colocar a mão no bolso. Há muitas ofertas culturais com entrada franca, tais como shows, exposições e eventos open air.

Gratuito e aberto

Desbrave a história ao ar livre: Na área externa da antiga central da Stasi, no bairro de Lichtenberg, a mais nova exposição a céu aberto de Berlim apresenta, a partir de 17 de junho, a história da Revolução Pacífica de 1989. Ao longo de 1300m², são abordados os momentos-chave da revolução, desde os inícios do motim até a queda do muro. Também gratuita é a visita à East Side Gallery, onde se encontram obras de 118 artistas ao longo de mais de um quilômetro de galeria a céu aberto.
No Gaslaternen-Freilichtmuseum, um museu de lampiões a gás a céu aberto, no parque Tiergarten, você pode conhecer gratuitamente a história da iluminação pública na Europa entre 1826 e 1956. Quando a noite cai, a iluminação fica por conta dos lampiões de nomes curiosos, como o “Viúva de Wilmersdorf” e o “perna de touro”.
Do alto do terraço de mais de 7.000m² do shopping Mall Bikini Berlin, tem-se uma vista especial para o zoológico. Espaço de livre acesso, você pode aproveitar o sol no terraço enquanto assiste os macacos se pendurando em suas rochas e galhos.

Cultura de graça

Enquanto museus, galerias e memoriais costumam fechar nas segundas-feiras, a grande maioria dos espaços alternativos de exposição seguem abertos nesse dia. O salão Deutsche Bank KunstHalle tem até entrada gratuita nas segundas-feiras. Os espaços do museu municipal de Berlim (stadtmuseum), entre eles o Märkisches Museum, têm entrada franca toda primeira quarta-feira do mês.
Música de câmara grátis, você encontra nos concertos de almoço da Filarmônica de Berlim: nas terças-feiras, às 13h, os músicos tocam por quase uma hora no átrio da sede da Filarmônica. Amantes da música independente e do rock alternativo se reúnem nas quintas-feiras na casa noturna Dunckerclub no bairro Prenzlauer Berg: às 22h, começam por lá os “shows sem piedade e sem preço”.
Na Clärchen Ballhaus, a lendária casa de baile inaugurada em 1913, acontecem diversos cursos de dança a semana toda. Nas segundas-feiras, às 21h, a salsa toma conta do salão; nas terças-feiras, é a vez do tango argentino. Qualquer um pode dominar a pista: a entrada é franca.
A Babylon Berlin está entre as mais antigas cinematecas da cidade, tendo começado a funcionar como cinema mudo já em 1929. A tradição continua com a sessão da meia-noite de todos os sábados, em que são exibidos filmes mudos. Como já prenuncia o seu lema, “zero hora, zero euros”, o evento é gratuito.


Mais informações, você encontra no site www.visitBerlin.de.

Fotos:
Filarmônica: © visitBerlin, Foto: Artfully Media, Sven Christian Schramm
Festa no bar de praia: © visitberlin, Foto: Philip Koschel


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.