Pular para o conteúdo principal

Brasil garante assento no Conselho Executivo da ONU Turismo

 

BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - Por decisão unânime, o Brasil será um dos três países das Américas a ter cadeira no Conselho Executivo da ONU Turismo para o período de 2026 e 2027. A eleição aconteceu durante a 70ª Reunião da Comissão Regional da ONU Turismo para as Américas (CAM), realizada nesta sexta-feira (1º/8), em Lima, no Peru. Atualmente, o Brasil também preside o órgão, representado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, e no próximo ano a Cúpula da ONU Turismo para a África e as Américas acontecerá na cidade do Rio de Janeiro.

Além do Brasil, Argentina e Peru também farão parte do Conselho Executivo para o mesmo período. Para 2028 e 2029 serão Paraguai, Bahamas e República Dominicana.

 Liderando a delegação brasileira, a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, destacou os avanços apresentados pela Organização das Nações Unidas para o Turismo nos últimos anos, em especial a instalação do Escritório Regional da ONU Turismo para as Américas, no Rio de Janeiro.
 

“São avanços importantes que reforçam a legitimidade e relevância global da ONU Turismo. Reitero nossa gratidão pela confiança depositada em nós e reafirmo o compromisso do Brasil com os valores do multilateralismo, da solidariedade regional e do desenvolvimento sustentável do turismo”, afirmou Ana Carla Lopes. 
A representante do Brasil ainda ressaltou a importância da realização de fóruns multilaterais, como foi a Reunião da Comissão Regional da ONU Turismo para as Américas (CAM), essenciais para a troca de experiências, a cooperação Sul-Sul e, sobretudo, para a construção de soluções conjuntas para desafios comuns.
 

“Enquanto alguns países impõem tarifas injustas sobre produtos brasileiros e de outras nações do Sul Global, o Brasil responde reafirmando sua convicção de que o turismo é um instrumento de paz entre os povos. Uma ferramenta que celebra nossas identidades únicas, sem descuidar da defesa de nossa dignidade e soberania”, finalizou a secretária.
 

Sobre a reunião

 Ainda durante a CAM, houve decisões importantes para o turismo nas Américas. Entre os destaques, houve a criação do Comitê Técnico sobre o Código Internacional para a Proteção dos Turistas. O evento também abrigou o seminário “Inteligência Artificial e Turismo nas Américas”, que reuniu especialistas e líderes em inovação para discutir os impactos das novas tecnologias no setor.
 

Durante o encontro, ainda foram apresentados os principais desafios da região, como a conectividade aérea, infraestrutura turística, qualificação profissional, atração de investimentos e  transformação digital. Entre outras definições, El Salvador foi escolhido como sede do Dia Mundial do Turismo de 2026, e o Paraguai será o anfitrião da 71ª Reunião da CAM, no mesmo ano.

Foto: Divulgação Mtur
Fonte: Por Lívia Albernaz
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.