Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Turismo 2024 e a Paz por Abdon Barretto Filho

 


PORTO ALEGRE/ RIO GRANDE DO SUL - O Dia Mundial do Turismo é celebrado anualmente em 27 de setembro. Para a edição de 2024, com o tema “Turismo e Paz”, destaca a conexão essencial entre o fenômeno turístico e a paz mundial. Existe um papel fundamental e compromisso  que o intercâmbio cultural através do turismo pode desempenhar na promoção da paz e eliminações de guerras, gerando entendimentos dos povos. Convém destacar que desde 27 de setembro de 1980, o Dia Mundial do Turismo  é celebrado pela Organização Mundial do Turismo ( OMT, hoje ONU Turismo). Foi estabelecido pela terceira conferência da Assembleia Geral da OMT em Torremolinos, em setembro de 1979.


A adoção destes Estatutos é considerada um marco no turismo global. Anualmente, são selecionados temas para comemorações mundiais. No Brasil, a primeiro evento comemorativo  foi em Salvador Bahia, em 1981, quando as Baianas fizeram as distribuições de fitinhas de Bom Fim aos passageiros do Aeroporto Internacional de Salvador. A iniciativa foi da Bahiatursa, Órgão oficial de Turismo da Bahia com apoio da imprensa local e do sistema turístico para a promoção da cultura e da hospitalidade do Destino Turístico Bahia. As participações das Baianas no evento foi uma homenagem a essas mulheres como guardiãs da herança ancestral africana e da diversidade cultural da Bahia. Os eventos comemorativos continuam com reconhecimentos públicos. No Rio Grande do Sul, a primeira comemoração foi realizada em Santa Maria, cidade coração do Rio Grande, em 1984, com apoios das empresas e entidades interessadas no desenvolvimento do turismo receptivo. Fui o idealizador da comemoração inédita que iniciou uma série  de eventos  acadêmicos e profissionais entre 1984 a 1996, inclusive nos Cursos de Turismo e entidades, empresas em Santa Maria e Porto Alegre, entre outras cidades. O objetivo principal foi a sensibilização, a conscientização e a valorização do Turismo como gerador de emprego, renda e autoestima da população. No folheto de Dia Mundial do Turismo 1984, o texto cita que Santa Maria  abre seu coração para quem acredita na terceira maior “ indústria”( hoje, fenômeno) do mundo. Além disso, informa que os primeiros sinos não católicos, oficialmente  autorizados a badalar no Brasil estão na Igreja Luterana de Santa Maria. Informação importante para destacar os 200 anos da imigração alemã. Em 2024, 40 anos após a primeira comemoração no Rio Grande do Sul, muitas conquistas foram realizadas e muitos trabalhos foram interrompidos pelas barganhas políticas. Convém destacar que os eventos  comemorativos atraem visitantes. Algumas cidades já entenderam e aplicam as continuações. Outras, ignoram as ações promocionais. São os neófitos no poder

Será ? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso. 

Foto meramente ilustrativa

Por Abdon Barretto Filho
Economista  e Mestre em Comunicação Social


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.