Pular para o conteúdo principal

Conectividade aérea na pauta prioritária da OMT para as Américas



BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL – ( Por Cecilia Melo ) -Aprimorar a conectividade aérea por meio de um mercado mais competitivo. Este foi o ponto mais abordado pelos representantes das delegações membros da Comissão Regional das Nações Unidas para as Américas, da Organização Mundial do Turismo (OMT) em sua 64ª reunião, realizada na Guatemala entre 15 e 16 de maio.


A cooperação entre os países para o desenvolvimento do turismo também esteve no centro das discussões. Durante a ocasião, o Brasil foi eleito para representar o Comitê de Turismo e Competitividade da OMT, juntamente com Bahamas. Segundo o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, o objetivo do encontro é melhorar os serviços, a estadia dos turistas, e mais importante, gerar novos empregos. "A melhor maneira de crescer rapidamente e com novos empregos é por meio do turismo", disse Pololikashvili.

Representando o Brasil, o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno, ressaltou que o turismo no país agora está no centro da agenda econômica, consolidando-se como indutor na geração de emprego e renda. O secretário afirmou ainda que a integração na conectividade aérea, marítima e fluvial, bem como a abertura ao capital estrangeiro às companhias aéreas estão entre as pautas prioritárias da nova gestão do ministério. “Dentre as metas do novo Plano Nacional do Turismo estão a geração de 2 milhões de empregos, a inclusão de 40 milhões de brasileiros no mercado doméstico de viagens e a promoção de um salto de 6,6 milhões para 12 milhões de turistas internacionais”, complementou Nepomuceno.

A programação da reunião foi organizada pela OMT, juntamente com o Instituto Guatemalteco de Turismo (Inguat), e incluiu também um seminário internacional sobre gestão de destinos. O debate esteve focado no gerenciamento de destinos a níveis nacional e local e no desenvolvimento de destinos inteligentes, por meio do intercâmbio de ideias e boas práticas na gestão turística. A formulação e implementação de políticas de turismo pelos tomadores de decisão e atores públicos da região das Américas também foi outro tema abordado.

Próximos passos

Durante o encontro, ficou definido pela Comissão Regional das Nações Unidas para as Américas da OMT que o destino do próximo Dia do Turismo, em 2020, será na América do Sul, no intuito de demonstrar o espírito de cooperação sobretudo entre os países do Mercosul. Foz do Iguaçu esteve entre as cidades citadas como candidata a sediar ações da data.

Além disso, a Comissão também definiu que a Jamaica será o país sede da 65ª reunião, ainda sem data estabelecida. Na ocasião, a delegação do Peru se dispôs a sediar um evento sobre Turismo Gastronômico na Região das Américas e a Colômbia estuda realizar uma conferência internacional com os ministros de Turismo e de Transporte dos países membros para debater a conectividade nas rotas turísticas do mundo.

Edição: Vanessa Sampaio
Fonte: Ministério do Turismo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.