Pular para o conteúdo principal

Setor de cruzeiros ganha reforço no Brasil


BRASÍLIA/DISTRITO FEDERAL - BRASIL - O setor de cruzeiros marítimos ganhou mais um reforço no Brasil. A validade do visto dos profissionais que trabalham em navios em viagem de longo curso passa de 90 para 180 dias. O Decreto Presidencial número 9.500 foi publicado na terça-feira (11), no Diário Oficial da União. Para a presidente da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, esta medida garante uma receita importante gerada pela temporada de Cruzeiros Marítimos para o País. 


“Esta medida faz com que os cruzeiros marítimos internacionais possam acontecer na costa brasileira, com atração de turistas para o nosso litoral. Essa é mais uma iniciativa louvável que permite avanços ao setor e contribui com a entrada de divisas para o Brasil”, destaca Teté Bezerra. De acordo com Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil (Cruise Lines Internacional Association), entidade que representa os navios de cruzeiro, o texto publicado afasta o risco de o Brasil ter uma temporada reduzida de 120 para 90 dias em 2018/2019, conforme previsto antes da assinatura do Decreto. 

Pelas estimativas da associação, com base na última temporada, caso a duração da estada dos navios fosse encurtada, a economia nacional perderia sete mil empregos e R$ 450 milhões, uma perda de 25% na movimentação econômica e geração de emprego. De acordo com estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas), de 2017, um cruzeirista gasta mais de R$ 500 em cada escala.

“Depois de muitas tratativas, com a interlocução dos ministérios do Turismo e da Casa Civil, esse entrave foi solucionado. Demos um passo muito importante para o aumento da competitividade brasileira frente ao mercado internacional, para trazer mais segurança jurídica e mais investimentos para o Brasil e consequentemente atrair mais turistas para o País”, afirmou Marco Ferraz.  

Dados do setor

Na última temporada (2017/2018), cerca de 420 mil pessoas viajaram de navio no Brasil, um crescimento de quase 17% em comparação ao período anterior. Dos mais de 470 mil turistas que fazem cruzeiro no País, 20% são estrangeiros. Ainda de acordo com a CLIA Brasil, cada navio pode gerar 4 mil empregos. Entre 2017 e 2018, foram gerados 27.748 empregos, quase 10% a mais que em 2016/2017, com os sete navios que estiveram na costa brasileira.   
A temporada 2018/2019 de cruzeiros no Brasil, que começa em novembro e termina em abril, terá sete navios de cabotagem, com viagem com início e fim nos portos nacionais, e 29 embarcações de longo curso, com escalas no País. Em média, os navios permanecem 120 dias em operação. 
Foto: Divulgação

Assessoria de Comunicação da EMBRATUR
www.embratur.gov.br 
www.twitter.com/Embraturnews
www.facebook.com/EmbraturBrasil
(61) 2023-8529/8528


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.