BRASÍLIA/DISTRITO FEDERAL – BRASIL -
Levantamento revela avaliações positivas em serviços como transporte urbano,
gastronomia e sinalização turística. Aeroportos se destacam com aprovação 23%
superior à pesquisa realizada há cinco anos
O
Ministério do Turismo divulgou) a pesquisa realizada com 37.634 turistas
internacionais que estiveram o Brasil em 2016. Os estrangeiros avaliaram 16
itens de infraestrutura e serviços turísticos, como: hospitalidade, alojamento,
gastronomia, aeroportos, segurança, limpeza, sinalização turística, entre
outros.
À
exceção da categoria ‘telefonia e internet’, que foi aprovada por 69,6% dos
entrevistados, os demais 15 itens tiveram avaliações superiores à 72%, com
destaque para hospitalidade (98%), alojamento (95,7%), gastronomia (95,4%) e
restaurantes (95%). A avaliação final da experiência no Brasil foi muito
positiva para 87,7% dos entrevistados e 95% dos estrangeiros têm intenção de
voltar ao Brasil.
Superação
Se considerada a série histórica, 14 itens superaram as
avaliações do questionário aplicado há cinco anos – com destaque para os
aeroportos que, em 2012, foram aprovados por 73,3% dos turistas e, em 2016,
conseguiram atingir 89,9% de aprovação – um crescimento de 23%.
“As obras de infraestrutura e as iniciativas de
qualificação, adotadas principalmente para os grandes eventos, já estão dando
frutos. Essa pesquisa demonstra que nossos destinos estão mais estruturados
para receber os turistas. Com isso, o Brasil se torna cada vez mais competitivo
no cenário global”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.(Foto acima)
Vizinhos
Ainda segundo a Demanda Internacional, 56,8% dos turistas
que visitaram o Brasil em 2016 vieram da América do Sul, um crescimento de
32,2% em cinco anos. Os argentinos seguem na liderança absoluta entre os
vizinhos, representando 34,9% do total de visitantes no país. O segundo
principal emissor são os Estados Unidos que, em 2016, enviou pouco mais de 570
mil turistas para o Brasil. Porém, apesar de representarem maioria entre os
estrangeiros que nos visitam, os sul-americanos gastam pouco em nosso país.
Pesquisa
A pesquisa revela que os turistas provenientes dos países
europeus e dos Estados Unidos tem um gasto per capita, de aproximadamente o
dobro do verificado entre os visitantes da América do Sul, com destaque para os
norte-americanos que gastaram US$ 1.234, quase 2,2 vezes mais que os
argentinos, US$ 548,92. Por isso, o Ministério do Turismo trabalha, em parceria
com o Ministério de Relações Exteriores, na implantação do visto eletrônico
para atrair ainda mais norte-americanos ao Brasil. O benefício irá contemplar
também turistas da Austrália, Japão e Canadá.
Características das viagens
O turismo de sol e
praia continua sendo o principal atrativo da vinda ao Brasil, responsável por
68,8% da motivação das viagens a lazer. Já 16,6% dos estrangeiros buscavam
natureza, ecoturismo ou aventura em sua experiência em nosso país e 9,7%
citaram o turismo cultural com principal motivo da escolha pelo Brasil.
Outro achado interessante da pesquisa foi o aumento da
procura pela hospedagem alternativa. Apesar de mais da metade (51,5%) dos
estrangeiros ainda optarem por hotéis – percentual que se mantém estável nos
últimos cinco anos – uma parcela significativa (16,7%) dos turistas
internacionais que chegam ao nosso país está optando pelo aluguel de casas. Há
cinco anos, esse percentual não chegava a 12% (11,9% em 2011) – um crescimento
de 40% desse tipo de hospedagem.
Sobre a pesquisa
– A Pesquisa “Demanda Internacional” é realizada todos os
anos pelo Ministério do Turismo para verificar o perfil dos turistas
estrangeiros - gastos, destinos, local de residência, motivações, interesses,
hábitos e avaliações. Em 2016, foram entrevistados 37.634 turistas
internacionais em 15 aeroportos internacionais e 10 fronteiras terrestres,
durante cinco momentos do ano.
MINISTÉRIO DE TURISMO DO BRASIL
Por Mariana Oliveira
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