Pular para o conteúdo principal

Barreado divulga Litoral do Paraná

CURITIBA/ PARANÁ – BRASIL - Por alegada falta de recursos, infelizmente Paraná́ e Santa Catarina não participaram este ano, oficialmente, da Feira de Turismo de Gramado. Ausência – diga- se, notada e lamentada por muitos expositores e visitantes. Havia lá um pequeno estande mantido por alguns empresários paranaenses, além do tradicional – e grande - estande de Foz do Iguaçu.( Darci Piana falando sobre a iniciativa de levar o barreado ao FESTURIS - Foto acima)
O Paraná́ só não ficou totalmente fora do FESTURIS graças a uma iniciativa da FECOMERCIO-PR e do SEHA-Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Curitiba, na pessoa de seus presidentes, Darci Piana e João Jacob Mehl, que levaram a Gramado o nosso tradicional “barreado”.
O prato característico do também ,há muito esquecido ,Litoral paranaense, foi preparado e servido a convidados, nas instalações do SENAC local.
A FBHA-Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação foi patrocinadora máster do evento em que os instrutores do SENAC Curitiba, Lucio Marcelo Chrestenzen, Christian Tamoyo e Luiz Amilton foram os responsáveis pelo preparo e serviço do almoçozd, para 100 pessoas, entre autoridades, jornalistas e convidados. 
Ana Claudia Bitencourt e Darci Piana na fila do barreado
Diversas autoridades do trade turístico marcaram presença, entre eles o presidente do Sistema FECOMERCIO-PR SESC SENAC, Darci Piana; o presidente do SEHA, Jacob Mehl; o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio; o vice- presidente da FBHA, Marco Antônio de Oliveira Fatuch; o vice- presidente da FECOMERCIO-RS e presidente do Sindhotel RS, Manuel Soarez; a idealizadora e organizadora do FESTURIS, Marta Rossi; a presidente da ABEOC Nacional, Ana Cláudia Bitencourt; o presidente da EMBRATUR, Vinicius Lummertz; o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE- RS, Carlos Rivaci Sperotto; o coordenador de Turismo Social do SESC- Departamento Nacional, Carlos Henrique Falcão; o diretor regional do SENAC PR, Vitor Monastier; o diretor regional do SENAC RS, José Paulo da Rosa; o diretor regional do SESC, Luiz Tadeu Piva; o diretor financeiro do SENAC PR, Edmundo Knaut; o gerente de Turismo Social do SESC PR,Leonir José Vicenzi; a presidente nacional da ABRAJET, Miriam Petrone;o diretor da Revista Panorama do Turismo, Julio Cesar Rodrigues; o presidente e o vice-presidente da ABRAJET-PR, jornalistas Antônio Claret de Rezende e Luiz Júlio Zaruch, respectivamente, entre outros.
A delegação paranaense que esteve presente à 28a edição do FESTURIS Gramado aproveitou a oportunidade e realizou visita técnica à Castelli Escola Superior de Hotelaria. referência emcursos superiores na área. 
Texto e fotos : Antônio Claret de Rezende, Editor Diplomacia e Turismoclaretrezende3@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.