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Diretor de Turismo da SETUR escreve sobre "Jogos Olímpicos e o Marketing das Cidades"


PORTO ALEGRE/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL (Por Abdon Barretto Filho) - O maior evento do mundo será realizado no Brasil em 2016. É um show de profissionalismo com a previsão de audiência global de 4,2 bilhões  de pessoas. A sequência do revezamento da tocha olímpica em todo Brasil tem sido acompanhado em todo o planeta.


No caso do Rio Grande do Sul, sob a coordenação da Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer,  as cidades participantes poderão obter mídia espontânea . As cidades participantes estão apresentando programações criativas e participativas. Segundo os organizadores do Rio 2016, estão previstas as visitas de 8.000 jornalistas de 205 países que estão chegando somente para conhecerem os aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços. Outros milhares estarão dedicados aos jogos olímpicos. Além disso, qualquer pessoa com celular pode registrar e enviar mensagens para as redes sociais e/ou realizar reportagens sobre nossa terra.
 Promoção mundial

Talvez seja a maior oportunidade para promover mundialmente o Destino turístico Brasil. As cidades serão lembradas durante o percurso do revezamento e poderão ter registros que podem e que são capazes de realizarem celebrações inesquecíveis para seus habitantes e visitantes. Convém salientar, que no futuro, a cidade sede – Rio de Janeiro - e as cidades dos revezamentos da tocha olímpica poderão ser referências para captações de novos eventos. Os grandes eventos mundiais podem ajudar no posicionamento frente ao competitivo mercado do turismo mundial, gerando empregos, renda, impostos e melhoria a autoestima. No século XXI, as Cidades, os Estados e as Nações reconhecem a alternativa do desenvolvimento social e econômico através do Turismo. Utilizam a ciência e a arte denominada de City Marketing (Marketing das Cidades), composta de uma série de estratégias. É ingênuo acreditar que algum visitante demonstre interesse em conhecer uma cidade se ela não tiver posicionamento sobre os melhores atrativos. Além disso, é necessário foco, mensagem consistente, profissionalismo e recursos sistêmicos, humanos, materiais e financeiros para atraírem turistas e investidores.

É a grande oportunidade para implantação do City Marketing.
Afinal estamos na “aldeia global”.

Abdon Barretto Filho*
*Diretor de Turismo da SETUR/RS
Assessoria de Comunicação Social da Rede Plaza de Hotéis, Resorts & SPAs




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