Pular para o conteúdo principal

Diretor de Turismo da SETUR escreve sobre "Jogos Olímpicos e o Marketing das Cidades"


PORTO ALEGRE/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL (Por Abdon Barretto Filho) - O maior evento do mundo será realizado no Brasil em 2016. É um show de profissionalismo com a previsão de audiência global de 4,2 bilhões  de pessoas. A sequência do revezamento da tocha olímpica em todo Brasil tem sido acompanhado em todo o planeta.


No caso do Rio Grande do Sul, sob a coordenação da Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer,  as cidades participantes poderão obter mídia espontânea . As cidades participantes estão apresentando programações criativas e participativas. Segundo os organizadores do Rio 2016, estão previstas as visitas de 8.000 jornalistas de 205 países que estão chegando somente para conhecerem os aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços. Outros milhares estarão dedicados aos jogos olímpicos. Além disso, qualquer pessoa com celular pode registrar e enviar mensagens para as redes sociais e/ou realizar reportagens sobre nossa terra.
 Promoção mundial

Talvez seja a maior oportunidade para promover mundialmente o Destino turístico Brasil. As cidades serão lembradas durante o percurso do revezamento e poderão ter registros que podem e que são capazes de realizarem celebrações inesquecíveis para seus habitantes e visitantes. Convém salientar, que no futuro, a cidade sede – Rio de Janeiro - e as cidades dos revezamentos da tocha olímpica poderão ser referências para captações de novos eventos. Os grandes eventos mundiais podem ajudar no posicionamento frente ao competitivo mercado do turismo mundial, gerando empregos, renda, impostos e melhoria a autoestima. No século XXI, as Cidades, os Estados e as Nações reconhecem a alternativa do desenvolvimento social e econômico através do Turismo. Utilizam a ciência e a arte denominada de City Marketing (Marketing das Cidades), composta de uma série de estratégias. É ingênuo acreditar que algum visitante demonstre interesse em conhecer uma cidade se ela não tiver posicionamento sobre os melhores atrativos. Além disso, é necessário foco, mensagem consistente, profissionalismo e recursos sistêmicos, humanos, materiais e financeiros para atraírem turistas e investidores.

É a grande oportunidade para implantação do City Marketing.
Afinal estamos na “aldeia global”.

Abdon Barretto Filho*
*Diretor de Turismo da SETUR/RS
Assessoria de Comunicação Social da Rede Plaza de Hotéis, Resorts & SPAs




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.