PORTO ALEGRE/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL (Por
Abdon Barretto Filho) - O maior evento do mundo será realizado no Brasil em
2016. É um show de profissionalismo com a previsão de audiência global de 4,2
bilhões de pessoas. A sequência do
revezamento da tocha olímpica em todo Brasil tem sido acompanhado em todo o
planeta.
No caso do
Rio Grande do Sul, sob a coordenação da Secretaria do Turismo, Esporte e
Lazer, as cidades participantes poderão
obter mídia espontânea . As cidades participantes estão apresentando
programações criativas e participativas. Segundo os organizadores do Rio 2016,
estão previstas as visitas de 8.000 jornalistas de 205 países que estão chegando
somente para conhecerem os aspectos geográficos, históricos, culturais,
equipamentos e serviços. Outros milhares estarão dedicados aos jogos olímpicos.
Além disso, qualquer pessoa com celular pode registrar e enviar mensagens para
as redes sociais e/ou realizar reportagens sobre nossa terra.
Talvez seja
a maior oportunidade para promover mundialmente o Destino turístico Brasil. As
cidades serão lembradas durante o percurso do revezamento e poderão ter
registros que podem e que são capazes de realizarem celebrações inesquecíveis
para seus habitantes e visitantes. Convém salientar, que no futuro, a cidade
sede – Rio de Janeiro - e as cidades dos revezamentos da tocha olímpica poderão
ser referências para captações de novos eventos. Os grandes eventos mundiais
podem ajudar no posicionamento frente ao competitivo mercado do turismo
mundial, gerando empregos, renda, impostos e melhoria a autoestima. No século
XXI, as Cidades, os Estados e as Nações reconhecem a alternativa do
desenvolvimento social e econômico através do Turismo. Utilizam a ciência e a
arte denominada de City Marketing (Marketing das Cidades), composta de uma
série de estratégias. É ingênuo acreditar que algum visitante demonstre
interesse em conhecer uma cidade se ela não tiver posicionamento sobre os
melhores atrativos. Além disso, é necessário foco, mensagem consistente,
profissionalismo e recursos sistêmicos, humanos, materiais e financeiros para
atraírem turistas e investidores.
É a grande oportunidade para implantação do
City Marketing.
Afinal estamos na “aldeia global”.
Abdon Barretto Filho*
*Diretor de Turismo da SETUR/RS
Assessoria de Comunicação Social da Rede Plaza de Hotéis, Resorts &
SPAs
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