Pular para o conteúdo principal

MTur compartilha experiência brasileira em evento de Destinos Turísticos Inteligentes na Argentina

 

BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - A experiência brasileira sobre a transformação de cidades em Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) foi destaque no evento internacional “Hacia la transformación de destinos turísticos inteligentes en Argentina y América Latina”, que reuniu nove países da América Latina em Chascomús, na Argentina, ao longo da última semana. O exemplo do Brasil foi qualificado como alternativa de sucesso que estimula o uso de tecnologias que proporcionam melhores experiências aos turistas, mas também impactam positivamente a vida dos moradores.

 

Além do Ministério do Turismo do Brasil, outros cinco destinos do país estiveram presentes, sendo três deles considerados Destinos Turísticos Inteligentes em transformação: Curitiba (PR), Salvador (BA), e Rio de Janeiro (RJ). Também participaram Belo Horizonte (MG), Foz do Iguaçu (PR) e a startup SmartTour Brasil, de Florianópolis, que apresentou solução para a gestão e monitorização de um DTI.

 

A realização do evento foi uma iniciativa do instituto argentino Ciudades del Futuro (ICF), em parceria com a Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas (SEGITTUR) da Espanha, a Fundación Ciudad de La Plata (FCLP) e a Prefeitura de Chascomús. Também participaram expositores e empresas do Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

 

“O turismo tem potencial de transformar realidades, conferindo mais competitividade – e consequentemente geração de receita – aos nossos destinos por meio do fortalecimento de eixos estruturantes que se relacionam com o turismo, como acessibilidade, sustentabilidade e inovação”, destacou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

 

Durante os três dias de evento, renomados profissionais expuseram novas ferramentas para a gestão de dados. Compartilharam ainda as últimas soluções tecnológicas e inovadoras para destinos turísticos e apresentaram boas práticas e cases de sucesso em diferentes destinos da América Latina e da Espanha. Além disso, os participantes integraram atividades práticas e conferências magistrais, criando uma troca de experiências e informações em diferentes momentos.

 

O objetivo do evento foi reunir servidores e colaboradores de instituições públicas do turismo locais, estaduais e federais dos diferentes países, assim como experts e especialistas em gestão de destino, design e implementação de políticas públicas no setor. Os países ouviram sobre desenvolvimento de modelo de destino inteligente; novas tecnologias e transformação digital; modelos de governança; ações de inovação; e iniciativas provenientes de parcerias público-privada (PPP).

 

Destaque do Brasil


O Ministério do Turismo foi destaque na categoria inovação por ser o único país a trabalhar uma estratégia nacional em um modelo adaptado de Destinos Turísticos Inteligentes. O Brasil recebeu elogios por transformar a ação em política pública de Estado e serviu de exemplo para outros países.

 

Para Bárbara Blaudt Rangel, coordenadora-Geral de Planejamento, Inteligência e Inovação no Turismo substituta, que representou o Ministério do Turismo no evento, “capacitações como esta incentivam o intercâmbio de experiências e conhecimentos, além de oportunizarem a colaboração entre destinos, independentemente de sua nacionalidade”.

 

No Brasil, o Ministério do Turismo está com inscrições abertas para cidades que queiram participar da Estratégia Nacional DTI. Serão selecionadas 10 cidades que vão receber consultoria para diagnóstico e auxílio na construção de um plano de transformação em Destino Turístico Inteligente. Saiba mais AQUI.

 

“O objetivo que sempre perseguimos é oferecer uma metodologia e conhecimento que sejam suficientemente flexíveis para que se possam adaptar a diferentes realidades”, destacou o diretor de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da SEGITTUR, Carlos Romero.

 

O Brasil também esteve entre os palestrantes responsáveis por iniciativas como Governança - com participação de Curitiba -, e Sustentabilidade - com apresentação de Belo Horizonte.

 

Por meio da implementação de modelos de gestão turísticos inteligentes – que tem sido ampliado na América Latina –, os gestores de destinos podem adquirir novos conhecimentos, ferramentas e vínculos com a finalidade de desenvolver estratégias para a melhoria da sustentabilidade turística e da governança inteligente dos destinos.

 

Rede Iberoamericana


O Ministério do Turismo do Brasil, que atua como Secretário Institucional da Rede Iberoamericana de Destinos Turísticos Inteligentes, também participou de encontro híbrido, realizado na última sexta-feira (14.04), da Comissão Plenária da Rede. Durante a reunião foram revisados os protocolos de atuação; atualizada a Agenda de Eventos 2023; e discutida a formação de equipes para a execução do Plano de Trabalho de 2023.

 

O encontro também recebeu a apresentação de novas candidatura de membros, entre eles: Rio Branco (AC) e Recife (PE), que obtiveram as postulações aprovadas e passaram a integrar a Rede, que já contava com os seguintes destinos: Bogotá (Colômbia); Medellín (Colômbia); Tequila (México); Posadas (Argentina); Curitiba (PR); Belo Horizonte (MG); Salvador (BA); Montevideo (Uruguai); Municipalidad de Chascomús (Argentina); Santiago de Cali (Colômbia); Municipalidad de Puerto Varas (Chile); Florianópolis (SC); San Antonio Oeste (Argentina).

 

Na ocasião, Carlos Romero, diretor de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da SEGITTUR, que é membro observador da Rede, compartilhou com os participantes a experiência obtida na Rede Espanhola de DTI.

 

 quê é?


A Rede Iberoamericana de Destinos Turísticos Inteligentes é um espaço comum e de coordenação que atua para impulsionar a colaboração interadministrativa e público-privada de maneira a situar os destinos no centro da atenção das políticas públicas turísticas, promovendo sinergias e facilitando a necessária transferência de conhecimento, a formação de alianças estratégicas e o desenvolvimento de produtos, serviços e atuações próprias dos Destinos Turísticos Inteligentes.

 

A iniciativa desempenha um papel importante para as cidades que trabalham com o modelo DTI, promovendo ações que podem ser aplicadas, futuramente, em modelos de gestão, tornando os projetos mais sustentáveis, acessíveis, tecnológicos, inovadores, articulados e competitivos.


 Fotos: Divulgação


 Por Vitória Moura

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.