Pular para o conteúdo principal

Minas TURISMO Gerais -Escreve: Sérgio Moreira


BELO HORIZONTE/ MINAS GERAIS - O ano de 2023 ainda nem chegou e já está repleto de eventos e feiras para visitar pelo Brasil inteiro. É o que mostra o calendário da Feiras do Brasil, que já prevê cerca de 985 feiras e eventos para o próximo ano. (Banner da FenaHall Classic que acontece em Janeiro de 2023).

Definidas para janeiro estão, por exemplo, a Fenahall 2023 – Feira Nacional de Artesanato do Classic Hall; Mostra Femusc; Anime Wings; Encontro Nacional da Cultura do Sorgo; DINETEC – Dia de Negócios e Tecnologias. A segmentação de feiras e eventos de 2023 preveem que os setores com mais produção serão os de Agropecuária, Comercial e Industrial (861); Alimentação e bebidas (491); e Empreendedorismo, Negócios e Franquias (446). Especificamente na categoria de Turismo, Hotéis, Bares e Restaurantes, estão previstos cerca de 128 eventos e feiras. São Paulo é o estado que recepcionará o maior número de eventos e feiras previstas até o momento, totalizando cerca de 443. Em segundo lugar aparece o estado de Santa Catarina com 78 e, em terceiro, o Rio Grande do Sul com 76. Durante o ano de 2022, de acordo com o portal Feiras do Brasil, aconteceram 790 eventos virtuais e 5.075 presenciais, totalizando 5.865 solenidades, festividades ou encontros.

Para obter mais informações sobre as feiras, clique 


As feiras e eventos movimentam o setor do turismo. De acordo com um estudo realizado pela Global Industry Analysts, as viagens de negócio, domésticas ou internacionais, que compreendem trabalho, hospedagem, alimentação, lazer e transporte, tem a perspectiva de atingir US$ 829,5 bilhões até 2027. O setor de alimentação e hospedagem deve alcançar US$ 446,6 bilhões até o final do período analisado pelo estudo em 2020-2027.

 

Destinos internacionais no FESTURIS


O turismo pelo mundo encanta os turistas 


A flexibilização das exigências para entrada no Brasil e exterior tem contribuído para o aumento das viagens internacionais para diversos destinos. Segundo dados do Banco Central do Brasil, em maio deste ano as despesas dos brasileiros no exterior somaram US$ 1,1 bilhão. Foi a segunda vez que as despesas ultrapassaram a marca de US$ 1 bilhão desde o início da pandemia da Covid-19. E um levantamento do Itaú Unibanco, com base no uso de seus meios de pagamento, confirma este aquecimento: em julho, os gastos dos brasileiros com turismo no exterior cresceram 360% comparado com o mesmo mês do ano anterior.

 

Este potencial dos turistas brasileiros tem sido percebido pelos mais diversos  destinos estrangeiros que estarão presentes no Festuris, de 3 a 6 de novembro, em Gramado. São mais de 40 expositores internacional. Se somam a eles os buyers que estarão no evento para comprarem e representarem, os destinos e atrativos brasileiros no exterior. “São as duas pontas da cadeia do turismo presentes, o que confere um diferencial ao evento”, destaca Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris. Ele cita que estas presenças no evento demonstram o potencial do turista e do turismo brasileiro. Praticamente todos os destinos brasileiros estarão representados em Gramado com estandes próprios (ou através das secretarias estaduais ou do Ministério do Turismo). E do exterior virão destinos de praia, montanha e históricos de praticamente todos os continentes. Um dos destinos que estará presente é Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos, o único Emirado que possui cadeia de montanha, deserto e mar, o único que tem patrimônio histórico reconhecido pela Unesco e a única fazenda de pérolas do Oriente Médio. “O Festuris é considerado uma das melhores feiras da América Latina Khai Mah”, afirma Alex Bernardes, country manager de Ras Al Khaimah para o mercado brasileiro. O mercado do Sul do país, segundo ele, “é bem considerável dentro do mercado de turismo. E é importante a gente marcar presença com este mercado. E nada melhor do que conseguir isso através do Festuris, a gente conhece a força que a feira tem”, afirmou. A presença no Festuris, segundo o profissional, pretende mostrar que o Emirado Ras Al Khaimah é mais do que um destino de luxo. É história e beleza natural.


Cidades, cultura e gastronomia são o foco da Comissão Europeia de Turismo – ETC, que também participará do Festuris. A ETC é uma organização sem fins lucrativos e responsável pela promoção da Europa como destino turístico. A organização, hoje, é composta por 35 órgãos nacionais de promoção do turismo de países europeus. Segundo Anna Bellmás Sanz, marketing project manager da ETC, “o mercado brasileiro é bastante atrativo para os países europeus”. A entidade utilizará o evento para mostrar a presença da marca Europa. “Manter contato com os operadores de turismo de luxo no Brasil, mostrar que a Europa está pronta para receber turistas de luxo brasileiros”, finaliza.


O FESTURIS




 

O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos das Américas e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta. Em 2020, o Festuris foi o único evento de negócios turísticos a ser realizado de forma presencial, em meio à pandemia. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Wedding e Food & Drinks Experience.

O evento tem o patrocínio Master do Ministério do Turismo, patrocínio Gold do Sebrae e Latam Airlines, co-patrocínio Banrisul, a Gol é a transportadora aérea oficial, a Planalto é a transportadora terrestre oficial, Turistur a agência oficial e Laghetto é a rede hoteleira oficial do evento. O Rio Grande do Sul é o Estado Anfitrião, Gramado a Cidade Anfitriã e o país convidado é Argentina. Mais informações sobre o evento em  www.festurisgramado.com.

 

Copa do Mundo movimenta o turismo




Há pouco mais de dois meses para o início dos jogos, a Copa do Mundo do Catar já movimenta a economia e os setores gastronômico e hoteleiro de Belo Horizonte. A expectativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel-MG), é que o quadro de funcionários do segmento registre um aumento de 30% no período. Diante da demanda aquecida, o Intercity BH Expo, o maior da rede Intercity Hotéis no Brasil, lança programação especial para os torcedores assistirem aos jogos a Copa no espaço gastronômico do hotel e projeta um crescimento extra de 10% no faturamento deste fim de ano.

 

O gerente geral do hotel, Edvard Pancrácio, explica que o Hotel contará com programação especial durante todas as partidas do Mundial. Para os jogos da Seleção Brasileira, os torcedores podem esperar atração extra com música ao vivo, comida de boteco e combo de bebidas, para atrair mais amantes por futebol ao Intercity BH Expo. “O último bimestre do ano já é uma época de grande expectativa para o setor, pois é marcada por muitos eventos e confraternizações. A disputa da Copa do Mundo do Catar chega para aquecer ainda mais a nossa demanda, sobretudo, neste ano de retomada pós-pandemia que é tão importante para o setor”, afirma. A expectativa do hotel é receber mais de mil pessoas para assistir aos jogos.


Piscina do intercity BH Expo



O primeiro evento do Intercity BH Expo já tem data marcada, domingo, dia 20 de novembro, às 13h, data em que se inicia a disputa do Mundial, com partida entre Qatar e Equador. O evento acontece no Restaurante Libertas, o maior espaço gastronômico da rede hoteleira da capital, que recentemente passou por amplo projeto de revitalização. Com área de 380m², o Libertas comporta até 270 pessoas e conta com infraestrutura moderna, transmissão e projeção de alta qualidade e cardápio com o melhor da gastronomia mineira. O ambiente perfeito para receber amigos, famílias e grupos corporativos, de pequeno, médio e grande porte. As reservas podem ser realizadas nos telefones (31) 3307-5802 e (31) 99559-4169.


 Festival Internacional de Cerveja e Cultura 



Belo Horizonte, conhecida como pólo das cervejas artesanais, agora será conhecida também como a capital produtora do lúpulo brasileiro. Por isso, o FICC (Festival Internacional de Cerveja e Cultura) que há sete anos promove o evento cervejeiro de grande porte, sendo um dos mais importantes do estado, vai realizar no próximo mês, o Congresso Cervejeiro FICC.

 

Entre os dias 11 a 14 de novembro, alguns dos principais nomes do mercado cervejeiro estarão reunidos para debaterem afinidades, sinergias e desafios do mercado. O Congresso é aberto a pessoas de todo o Brasil, sejam cervejeiros, sommelieres, pessoas ligadas ao turismo, empreendedorismo, inovação, associados do Sindbebidas, Abracerva e Sindicerv, gastrônomos, jornalistas, organizadores de eventos, enfim, será um evento bem abrangente.


As receitas das cervejas com o lúpulo


 O Congresso Cervejeiro FICC será composto por mesas redondas, palestras, visitas técnicas, Podcast, beertour e vai trazer as várias temáticas do mercado cervejeiro, e mais do que isso, incluir BH na Rota Nacional de Produtores de Lúpulo. Para isso, foi firmada uma parceria entre o evento, a Associação Brasileira dos Produtores de Lúpulo – APROLUPOLU e a mais nova Fazenda Cervejeira, localizada dentro de BH, sendo a única fazenda cervejeira urbana do Mundo e já produzindo lúpulo. Até bem pouco tempo atrás, não se cogitava a produção de lúpulo em BH. O evento vai contar com uma programação intensa. A festa de encerramento do Congresso irá abranger o público além dos congressistas.


O evento


 FICC- Festival Internacional de Cerveja e Cultura nasceu em 2015 com objetivo de fomentar a cultura e a indústria cervejeira no estado e no Brasil.   São 7 anos e   9 edições; Mais de 100 mil pessoas que passaram pelo FICC; Mais de 200 cervejarias participantes; Mais de 500 artistas escalados; 20 palestrantes de 3 países diferentes; Mais de 30 dias na imersão do mundo da cerveja; Mais de 1000 profissionais envolvidos; Mais de 500 rótulos de cervejas; Mais de 15 toneladas de alimentos arrecadados.

Números desse ano: serão 20 palestrantes, 4 estados representados, 2 palestrantes internacionais, 1 podcast, 1 visita técnica, 2 mesas redondas, 1 beertour, 3 bandas, 2 Dj, 10 cervejarias envolvidas- Congresso FICC (Festival Internacional de Cerveja e Cultura) - 11 a 14 de novembro, Sede da Fiemg (Av. do Contorno, 4456 – 4º andar) -Informações: (31) 9965325589, @festivalficc, inscrições ingressos

 

Coluna Minas Turismo Gerais

Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63  

informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.