Pular para o conteúdo principal

Baianos celebram aniversário de Salvador

 

 

SALVADOR/ BAHIA -No dia 29 de março a cidade de São Salvador, capital da Bahia, comemora seus 464 anos.  Saiba mais sobre Salvador e seus encantos.

 

Salvador, a capital da Bahia, estado do nordeste brasileiro, primeira capital do Brasil, terceira maior cidade do país com 2.710.968 milhões de habitantes (IBGE/2012) completa 464 anos. Quando incluímos sua Região Metropolitana temos um total de 3.866.004 habitantes. Foi fundada em 29 de Março de 1549, por Tomé de Souza, com o nome de São Salvador da Bahia de Todos os Santos.

 

Como primeira sede da administração colonial portuguesa no Brasil, a cidade é uma das mais antigas da América. Por muito tempo foi chamada de “Bahia” ou “cidade da Bahia”, inclusive por seus moradores, e aparece sob esse nome ou como ” São Salvador da Bahia” a fim de diferenciá-la de outras cidades homônimas, como El Salvador, país da América Central. Recebeu epítetos como a “Roma Negra“, por ser considerada a metrópole com maior percentual de negros fora da África.

 

Memórias

 

Guarda a memória do catolicismo dos portugueses em suas belíssimas igrejas barroca, as tradições negras e escravas nos terreiros de candomblé, as memórias indígenas traduzidas no culto à imagem da Cabocla. Destaca-se no cenário nacional por sua gastronomia fortemente influenciada pela África, bem como pela música e pela arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos do século XVII ao XIX. A música, a dança, a capoeira, os trajes, a culinária, a irreverência… , são marcas do seu povo.

 

Soteropolitano


Quem nasce em Salvador é chamado de soteropolitano (gentílico de origem grega. Sotero = salvador; polis = cidade. Soterópolis = “cidade do Salvador”). A cidade está localizada em uma pequena península, mais ou menos triangular, que separa a Baía de Todos os Santos de águas abertas do Oceano Atlântico. O acidente geográfico (baía) recebe esse nome por ter sido descoberto no Dia de Todos-os-Santos – 1º de Novembro de 1501. Forma um porto natural, um dos principais de exportação do nordeste, no coração do Recôncavo Baiano.

 

Devido ao seu relevo acidentado, divide-se em Cidade Alta e Cidade Baixa e sua população é majoritariamente de origem africana. Em seu centro histórico, na parte alta da cidade, está o bairro do Pelourinho, que tem este nome por ter sido o local onde os escravos eram castigados. Foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1985. 


Foto: Baianas recepcionam turistas no Porto de Salvador. (Crédito: Rosilda Cruz )


FONTE: CAU/BA


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.