Pular para o conteúdo principal

O romance "Grande Sertão: Veredas" é considerado uma das mais significativas obras da literatura brasileira






BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - BRASIL. O livro é elogiado pela linguagem e pela originalidade de estilo presentes no relato de Riobaldo, ex-jagunço que relembra suas lutas, seus medos e o amor reprimido por Diadorim. Seu autor, João Guimarães Rosa (1908/1967), é natural de Cordisburgo, interior mineiro, município que, em grande parte graças ao escritor (que também foi diplomata, novelista, contista e médico), respira cultura e turismo.(Foto acima: Museu Casa Guimarães Rosa).


Entre as várias homenagens ao filho ilustre, a mais marcante delas com certeza é o museu mantido em sua memória: o Museu Casa Guimarães Rosa, que  comemora 45 anos de fundação. O imóvel é vinculado à Superintendência de Museus do Estado de Minas e foi criado por meio da Lei nº 5775 de 30 de setembro de 1971. Mas, como museu, o espaço só foi inaugurado em 30 de março de 1974.

Guimarães Rosa foi médico, embaixador, escritor e desbravador

Na casa onde nasceu o escritor e passou sua infância em Cordisburgo, cenário de experiências que iriam servir da matéria prima para a sua obra, o museu preserva um acervo de vários objetos, composto de registros de sua vida profissional como médico e diplomata, objetos de uso pessoal, vestuário, utensílios domésticos, mobiliário e fragmentos do universo rural descrito por Rosa, a exemplo de objetos de montaria e relacionados à atividade pecuária. Também está sob a guarda do Museu uma coleção de cerca de 700 documentos textuais entre os quais merecem referência os registros de caráter pessoal (certidões, correspondências recebidas e emitidas, documentos escolares), discursos, artigos em periódicos e originais manuscritos ou datilografados, a exemplo de “Tutaméia”, sua última obra publicada.

Referencia turística do Museu Casa Guimarães Rosa

O Museu Casa Guimarães Rosa constitui hoje uma referência importante para o turismo em Minas, integrando o roteiro tradicional de visitas à Gruta do Maquiné e arredores. Mas, para além desse turismo convencional, responsável por expressivo número de visitantes, o Museu vem se firmando como centro de atração de pesquisadores nacionais e internacionais, interessados em conhecer o seu acervo museológico, bem como o patrimônio cultural e ambiental disperso nas áreas urbana e rural de Cordisburgo, paisagem que deixou marcas indeléveis expressas na obra de Rosa. O espaço também conta com ações culturais, como lançamentos de livros, declamações e encenações de textos do escritor cordisburguense, além de abrigar a Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa (AAMCGR).



Livros escritos por Guimarães Rosa

 A peça teatral baseada em "Grande Sertão: Veredas" está prestes a virar filme. A imensa procura do público pelo espetáculo foi o motor para que a diretora Bia Lessa pudesse transpor a adaptação do palco para a tela grande. O material gravado está em fase de edição. No elenco, Caio Blat vive Riobaldo, Luíza Lemmertz é Diadorim e Leon Goes interpreta Hermógenes. A versão cinematográfica vai se chamar Travessia e deve estrear no segundo semestre de 2019.



O museu fica na Av. Padre João, 749, Centro de Cordisburgo (seguir em frente na rua São José, virar à direita na rua Governador Valadares, virar à esquerda na av. Padre João, caminhar ou dirigir por 300 metros), tem coordenação de Ronaldo Alves de Oliveira e pode ser visitado de terça a domingo, de 9h às 17h.

Telefone:(31) 3715-1425
museuguimaraesrosa@cultura.mg.gov.br
http://amigosdomcgr.org.br
facebook.com/casaguimaraesrosa

VESPERATA encanta com suas melodias nas ruas de Diamantina


Terra do ex-presidente Juscelino Kubitscheck realiza a Vesperata

Quem é apaixonado por uma boa música vai adorar ir à VESPERATA! Acomodado em alguma mesa se servindo da culinária deliciosa ou em pé mesmo, se espremendo entre um e outro para achar um ângulo bom para apreciar o espetáculo. Enfim, vale tudo para curtir o evento mais tradicional de Diamantina. Nós tivemos a oportunidade de vivenciar este evento.

A VESPERATA é um evento musical, onde os instrumentos do 3º Batalhão de Polícia Militar e da Banda Sinfônica Mirim Prefeito Antônio de Carvalho Cruz produzem um som de primeiríssima qualidade. O repertório é composto de canções de diversos estilos, como bossa-nova, samba, MPB, entre outros que marcaram e ainda marcam o cenário musical do nosso país.Os músicos se apresentam lá em cima, nas janelas e sacadas dos casarões coloniais, que ficam em volta do Largo da Quitanda. Já o maestro fica lá embaixo, no centro do Largo, coordenando  a apresentação. Em volta do maestro são distribuídas as mesas, que acomoda o grande público. Este, enquanto se emociona com a serenata, pode desfrutar do riquíssimo cardápio dos bares da Rua da Quitanda.



A partir das 19h, na Rua da Quitanda, começa o movimento da VESPERATA, com os turistas chegando às mesas e fazendo os pedidos dos “comes e bebes”. Para apreciar melhor e proporcionar maior conforto aos turistas, mesas e ingressos são disponibilizados e devem ser comprados com antecedência.

Informações nas agências de viagens para compra dos pacotes de viagens para Vesperata  datas ABRIL já aconteceu no dia 06 , próximo 27;MAIO – 04 e 18;JUNHO – 01, 22 e 29;JULHO – 13 e 20;AGOSTO – 03, 17 e 31;SETEMBRO – 14 e 28 e em OUTUBRO – 05 e 19



Passadiço é uma atração em Diamantina


10 mil ovinhos nas ruas na CHOCOFEST

180 mil pessoas são esperadas no CHOCOFEST

A festa ocorre de 11 a 21 de abril, em Nova Petrópolis, uma das cidades turísticas mais visitadas da Serra Gaúcha.A CHOCOFEST promete ser colorida e animada, com diversas atrações lúdicas para todas as idades. Entre as atividades, estão o tradicional Desfile de Páscoa, o Planeta das Guloseimas e o Caça ao Ninho – tudo gratuito.

A cidade também terá uma decoração temática com 10 mil ovos de todas as cores e tamanhos.
Esta é 21ª edição da CHOCOFEST, que espera mais de 180 mil pessoas durante os dias de festa e contará com a presença de diferentes marcas de chocolate caseiro da região.
Então, veja detalhes da CHOCOFEST 2019 e programe-se para visitar a serra com a família na Páscoa.

A CHOCOFEST 2019 leva o principal evento de Páscoa no Brasil para Nova Petrópolis, na região da Serra Gaúcha, pelo segundo ano consecutivo as ocorrem de 11 a 21 de abril e são gratuitas aos visitantes. A expectativa do evento é receber mais de 180 mil turistas de todo o país na CHOCOFEST.Nesse período, a cidade se transformará em um verdadeiro cenário encantado, reunindo personagens, guloseimas, shows e, claro, chocolate da melhor qualidade.
As atrações artísticas concentram-se na Rua Coberta, que fica na Praça das Flores, em Nova Petrópolis. Mas também vale um passeio pela cidade, porque todas as ruas centrais já receberam decoração para o evento, e um bom chimas vai bem nessa hora.

CHOCOFEST reúne experiência de gastronomia e cultura. Segundo o Diretor do evento, Eduardo Zorzanello, a participação dos moradores da região é fundamental para a realização da festa do chocolate. “O evento terá mais de 300 pessoas da comunidade atuando nas atrações principais, o que mostra o perfil comunitário do CHOCOFEST na Magia da Páscoa”, disse.

Para atender à demanda de consumo no evento, as principais marcas de chocolate caseiro da Serra Gaúcha já têm presença confirmada. FLORYBAL Chocolates, Chocolate Lugano, Caracol Chocolates, GRAMARTI e Cacau Gramado vão ter seus produtos disponíveis no evento para os chocólatras.


 Milhares de ovinhos espalhados pelas ruas e praças

O público que vai visitar a cidade durante a CHOCOFEST irá conhecer um universo lúdico com cor e magia. Além de todos os espaços destinados a atividades, as ruas de Nova Petrópolis serão decoradas com 10 mil ovos de todas as cores e tamanhos.

Eles estarão espalhados na área central da cidade pelas avenidas, rótulas, praças e na Rua Coberta. Além dos ovos, coelhos pequenos, médios e gigantes, guirlandas, elementos que remetem à Páscoa, doces e guloseimas farão parte da decoração.

Coluna Minas TURISMO Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
 INFORMAÇÕES PARA:
 sergio51moreira@bol.com.br






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.