Pular para o conteúdo principal

Comunidade de São Miguel das Missões reverencia Sepé Tiarajú 

SÃO MIGUEL DAS MISSÕES/RIO GRANDE DO SUL - A iniciativa partiu do Conselho Municipal de Turismo e contou com o apoio imediato da comunidade local, da Paróquia São Miguel Arcanjo e das Instituições mais representativas, tais como Prefeitura Municipal, Associação Amigos das Missões, IPHAN e IBRAN.

Sepé Tiarajú é considerado um Santo Popular e além de “herói guarani, missioneiro e rio-grandense” seu nome está registrado no “Livro dos Heróis da Pátria”.
A figura do líder indígena permanece na história do povo gaúcho, como um ícone heroico e que faz parte da identidade do território do Rio Grande do Sul.
Um documento oficial do Vaticano de 24 de abril de 2017 tornou Sepé Tiaraju um “Servo de Deus”, primeiro dos três passos de sua canonização.
Sepé Tiaraju foi corregedor (equivalente hoje a Prefeito) em São Miguel das Missões, executado em 7 de fevereiro de 1756, num embate com os espanhóis e portugueses no atual município de São Gabriel, na chamada Guerra Guaranítica (1753-1756).
Sepé Tiaraju, caído após tropeço do seu cavalo, foi ferido por uma lança e depois levou um tiro de pistola.
A lenda
 A partir do suplício, nasceu a lenda. Uns diziam que, ao ser morto, o corpo do cacique subira diretamente aos céus. Disseminou-se uma devoção popular, que se traduziu no batismo de um município com o nome de São Sepé.   Ele também é venerado em São Gabriel, onde há um monumento em sua homenagem no distrito de Tiarajú, assim como em Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga (provavelmente seu lugar de nascimento), cidades onde é homenageado com uma estátua
A literatura sobre Sepé Tiaraju é bem farta. São vários livros, diversos autores, diversas citações e muitos trabalhos acadêmicos.
A data de 07 de fevereiro consta no Calendário Oficial de Eventos de São Miguel das Missões e, a partir deste ano, será realizada programação alusiva a data com Seminários Acadêmicos e programação religiosa.

Programação

18 horas - palestra com o título “Sepé Tiaraju no tempo de nosso esplendor”, com pesquisador José Roberto de Oliveira, na Câmara de Vereadores de São Miguel das Missões.
19h30 - Missa Solene na Paróquia São Miguel Arcanjo, com apresentação do “Coral Guarani”.
20h30 - Caminhada Religiosa desde a Paróquia até o Sítio Histórico.
Fonte: Carlos Augusto Alves - Associação Amigos das MissõEs
casalves@terra.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.