CANELA/RIO GRANDE DO SUL – BRASIL - No sábado 26 de Maio ocorreu a grande romaria a pé e no dia 27, encerrando os festejos de Nossa Senhora de Caravaggio, ocorreu a romaria motorizada, em Canela, na Serra Gaúcha. O Santuário de Caravaggio de Canela desde muito cedo da manhã recebeu romeiros de diversas cidades do Estado. A Romaria a Pé, que ocorre sempre no Dia de Nossa Senhora de Caravaggio, 26 de maio, é, tradicionalmente, a mais emocionante e que conta com o maior número de participantes na procissão da Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela.
Trajeto e recepção
São milhares de devotos que fazem o trajeto de 7km, da Catedral de Pedra ao Santuário, pagando promessas, a maioria delas em relação a saúde. Na chegada, a Missa Campal foi presidida pelo Bispo Diocesano D. Zeno Hastenteufel, e contou com uma bela recepção à imagem peregrina da Mãe de Caravaggio, quando um manto azul cobriu os romeiros que chegavam ao Santuário. A cada edição do evento, aumenta o número de pagadores de promessas: uma idosa de pés descalços, uma mãe subindo a escadaria que leva ao Monumento da Prece de joelhos, crianças de todas as idades vestidas de anjo, três homens carregando cruzes, centenas de pessoas empunhando buques de flores e velas gigantes, fizeram parte do testemunho de fé de quem lá esteve no sábado.
Romaria Motorizada
A Romaria Motorizada, ocorreu no domingo, 27, apesar da situação do que o Brasil enfrenta. Os participantes das romarias foram convidados a permanecerem no Santuário ao longo do dia e, também, para conhecerem a obra da Igreja que está sendo construída e que já conta com uma gruta, mais um espaço de oração, no Santuário que segue aberto durante o ano todo, recebendo os devotos da Mãe de Caravaggio.
O evento
O evento contou com gastronomia farta e variada, desde espeto de churrasco, passando pelo buffet de comida caseira, até lanches, com destaque para o tradicional pastel de massa caseira. Esta foi a 58ª edição do evento, realizado pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Canela.
Santuário de Caravaggio de Canela
A história da Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela, iniciou em 1959 quando foi construído o Monumento da Prece, com duas grandes mãos em posição de oração, abrigando a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, no Santuário, que localiza-se no bairro Saiqui.
De lá para cá, já ocorreram 58 romarias. Inicialmente o evento era restrito a comunidade canelense, mas ao longo do tempo foi crescendo e atualmente conta com a participação de várias partes do Estado e de fora dele também.
Atualmente o Monumento da Prece recebe devotos durante o ano todo, que vão em busca de paz, para pedir a proteção de Maria de Caravaggio e, principalmente, para agradecer por graças alcançadas.
Na Capela, pequena e de madeira, os pagadores de promessas depositam muletas, capacetes, fotos e outras homenagens a Santa de Caravaggio.
O Centro de Eventos Culturais, Turísticos e Religiosos, inaugurado em 2008, conta com 2.150m² e, sedia eventos turísticos, de negócios e religiosos durante todo o ano e na Romaria e Festa, em maio, é o maior espaço de gastronomia e onde acontecem os shows. O local conta com cozinha equipada e espaço para mais de 1.800 pessoas bem acomodadas.
O Restaurante Panorâmico, construído em 2011, tem vista para o Monumento da Prece e conta com 350 lugares, sendo uma alternativa para a gastronomia na Romaria e Festa. Usado também para sediar comemorações de aniversário, batizados e casamentos.
Construção de um novo templo
Em fevereiro de 2013 ocorreu o lançamento da pedra fundamental da obra de construção da nova Igreja do Santuário de Caravaggio de Canela, com solenidade presidida pelo Bispo Diocesano D. Zeno Hastenteufel e pelo então pároco de Canela Padre Edson Batista de Mello.
No início de 2013 o Conselho Administrativo do Santuário de Caravaggio de Canela, juntamente com a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, deu início as construção da imponente Igreja, no alto do morro que fica ao lado do Monumento da Prece. O projeto da Igreja contempla área total da construção de 1.600m², com capacidade para 500 pessoas sentadas no templo. Doze arcos farão parte da obra, representando os 12 Apóstolos. A bela cúpula trará a lembrança da Catedral de Caravaggio, na Itália, com estilo arquitetônico neoclássico. A Igreja contará com um mirante e terá a Cruz, um dos símbolos mais fortes do cristianismo no ponto mais alto da edificação, na cúpula, onde também estará localizado o sino.
A obra está sendo viabilizada através da Campanha dos Devotos e também da renda das romarias e festas em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, que nos últimos anos, tem sido revertida para as obras do Santuário e, assim ocorre com a construção da Igreja.
Em 25 de outubro de 2015 foi celebrada a primeira Missa na cripta da nova Igreja. Todos os domingos, às 9h30, ocorre a Missa da Família e, no último domingo do mês, Missa dos Jovens, na cripta. Atualmente as paredes já estão sendo construídas e, recentemente foi inaugurada a gruta, na cripta do Santuário.
COMISSÃO ORGANIZADORA 2018
PADRES DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LOURDES - Pároco Padre Varnei Luiz Hinterholz; Padre Rafael Barbieri; Padre Ariel Luiz Bühler; Padre Paulo Rogério Vieira; Conselho Administrativo do Santuário de Caravaggio - Presidente Lauro e Yeda Drechler - Claunir e Tânia Hahn, Edemar e Sandra Denardi, José Sidnei e Mara Gomes, Licerio e Andrea Colling, Valdir e Lúcia Boniatti, Jeferson de Brito e Daiana Reis, Raul e Emilia Raubert, Gilberto e Simoni Oliveira e Jairo e Josi Gaberlon.
RESPONSÁVEIS PELA CAMPANHA DOS DEVOTOS
Alexandre e Emilene Dapper, Carlinhos e Dioneia Moraes, Eliseu e Marli dos Reis e Jair e Marilene Bassanesi
COMISSÃO FESTEIRA
COORDENADORES:Roberto e Mariléa Oliveira e Waldomiro e Margarida Jardim - Adelir e Angélica Postal - Claudimiro e Edite da Rosa - Daniel e Roberta Rodrigues - Dirceu e Rosangela Oliveira - Ingomar e Maria do Carmo De Nardi - Miguel Pereira e Jucemira dos Santos - Wilson e Emília Spier – Secretaria: José Fernando dos Santos – Som: Antônio Faes
HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO
A história conta que a Virgem Nossa Senhora apareceu para uma mulher chamada Joaneta, Filha de Pedro Vacchi e esposa de Francisco Varoli, homem de mau caráter e coração duro que maltratava a mulher. Na tarde de 26 de Maio de 1432, ela estava em um prado, em Mazzolengo (Itália) colhendo pasto para seus animais, prestes a voltar para sua casa onde teria de suportar seu marido.
O conforto dela nesta aflição era a oração. Os suspiros e as invocações à mãe de Deus foram elevados e apareceu uma visão luminosa de uma mulher, vestida de azul com a cabeça coberta por um véu branco, de aspecto nobre, majestoso e amável. Grande alegria invadiu o coração de Joaneta e aliviou suas dores. A visão da Virgem Maria falou e consolou sua serva. Uma fonte de água brotou no lugar onde pousaram os pés da virgem e esta água passou a operar milagres. Em tempo de guerra, Joaneta tornou-se mensageira de Nossa Senhora e proclamou a mensagem de paz, primeiro em Caravaggio e depois aos governantes e às populações de Milão Veneza e Constantinopla.
FOTOS; Diego Santos/estrategiacom
FONTE: Jornalista Lu Zanatta - (54) 9978.5810
Rua José Joaquim Velho, 141 - Canela - RS
Comentários
Postar um comentário